Tecnologia

Casa conectada é a aposta da Multilaser em 2020

A empresa brasileira traz linha de dispositivos Liv ao país com câmeras de segurança e tomadas conectadas

Tomada Liv: dispositivo da Multilaser dá conexão à internet a eletrônicos (Multilaser/Divulgação)

Tomada Liv: dispositivo da Multilaser dá conexão à internet a eletrônicos (Multilaser/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 21 de maio de 2020 às 12h41.

A brasileira Multilaser traz produtos para casa conectada como a principal aposta de 2020. A linha Liv chega ao mercado neste mês de maio e conta com 14 dispositivos, como tomada inteligente, controle remoto universal, câmera com detecção de movimento, fechadura biométrica e sensor de presença. 

Os dispositivos são compatíveis com inteligências artificiais que obedecem a comandos de voz, como a Amazon Alexa e o Google Assistente. 

Os produtos poderão ser controlados por meio do aplicativo chamado Multilaser Liv, que está disponível para smartphones com sistema operacional Android e iPhones.

Para Alexandre Ostrowiecki, diretor-executivo da Multilaser, a casa conectada é a principal tendência da próxima década. “Vamos levar a tecnologia a todas as áreas em que pudermos melhorar a vida das pessoas. Antes, muito se falava sobre internet das coisas, mas só em empresas. A casa conectada permite que o consumidor ganhe tempo e segurança na sua casa. Teremos muitos produtos para esse setor”, afirma Ostrowiecki, em entrevista à exame.

A Multilaser não é a única a apostar em dispositivos inteligentes para a casa. A curitibana Positivo Tecnologia lançou seus primeiros produtos para o segmento no ano passado, como uma lâmpada inteligente e uma câmera de monitoramento com Wi-Fi. 

Outras grandes empresas de tecnologia também apostam no setor. Esse é o caso da sul-coreana Samsung, que tem uma ampla gama de produtos para casa conectada, como Smart TVs, aspirador-robô, ar condicionado, refrigerador e máquina de lavar roupas. 

A holandesa Philips foi pioneira no mercado de iluminação doméstica inteligente, com as lâmpadas Philips Hue, no começo da década. 

A consultoria GfK estima que mais de 90% dos consumidores brasileiros sabem o que é uma casa inteligente. Além disso, a maioria (57%) acredita que a automação residencial terá impacto em suas vidas nos próximos cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:Internet das Coisas - IoTMultilaser

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony