Tecnologia

Carros elétricos conectam motoristas à nuvem

Sistema facilita o pagamento e a recarga de energia

BMW (Divulgação / BMW)

BMW (Divulgação / BMW)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2014 às 12h09.

Programas governamentais de incentivo e iniciativas como as das montadoras BMW, que anunciou, no ano passado, o i3, seu primeiro carro elétrico, e da Nissan, que tornou o Leaf, veículo elétrico mais vendido na Europa em 2013, fazem com que esse tipo de transporte sustentável se torne cada vez mais comum em países como Alemanha e França – líderes em pontos de carregamento elétrico.

Mas, enquanto nações europeias investem cada vez mais em tecnologias limpas, no Brasil, o investimento em veículos elétricos ainda é pequeno. Hoje, somos responsáveis por apenas 0,02% da produção dos cerca de 340 000 veículos movidos à eletricidade que rodam pelo mundo. Ao contrário de nós, iniciativas como a Green eMotion, que reúne 43 empresas com o intuito de incentivar o uso em massa de carros elétricos na Europa, vêm usando a computação em nuvem para simplificar os processos de recarga e pagamento.

Clique aqui e saiba mais

Por meio da nuvem, o projeto Green eMotion desenvolveu uma rede na qual fornecedores de energia, fabricantes de automóveis e donos de estações de recarga podem compartilhar e integrar serviços, criando, assim, um sistema único e compatível em toda a Europa. Graças à nuvem, os motoristas também poderão recarregar seus veículos em qualquer lugar, seja qual for seu fornecedor de energia, como acontece com as chamadas em roaming. O sistema também informará as estações de recarga mais próximas, os preços e o número de plugues disponíveis em cada base. Hoje, cerca de 2 000 veículos elétricos participam do programa Green eMotion. Eles contam com 2 500 pontos de carregamento, número que deve subir para 70 000 até 2015.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosComputação em nuvemEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIBMINFOServiçosTecnologia da informaçãoVeículos

Mais de Tecnologia

WhatsApp libera transcrição de áudios para textos; veja como usar

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços