Tecnologia

Carros elétricos conectam motoristas à nuvem

Sistema facilita o pagamento e a recarga de energia

BMW (Divulgação / BMW)

BMW (Divulgação / BMW)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2014 às 12h09.

Programas governamentais de incentivo e iniciativas como as das montadoras BMW, que anunciou, no ano passado, o i3, seu primeiro carro elétrico, e da Nissan, que tornou o Leaf, veículo elétrico mais vendido na Europa em 2013, fazem com que esse tipo de transporte sustentável se torne cada vez mais comum em países como Alemanha e França – líderes em pontos de carregamento elétrico.

Mas, enquanto nações europeias investem cada vez mais em tecnologias limpas, no Brasil, o investimento em veículos elétricos ainda é pequeno. Hoje, somos responsáveis por apenas 0,02% da produção dos cerca de 340 000 veículos movidos à eletricidade que rodam pelo mundo. Ao contrário de nós, iniciativas como a Green eMotion, que reúne 43 empresas com o intuito de incentivar o uso em massa de carros elétricos na Europa, vêm usando a computação em nuvem para simplificar os processos de recarga e pagamento.

Clique aqui e saiba mais

Por meio da nuvem, o projeto Green eMotion desenvolveu uma rede na qual fornecedores de energia, fabricantes de automóveis e donos de estações de recarga podem compartilhar e integrar serviços, criando, assim, um sistema único e compatível em toda a Europa. Graças à nuvem, os motoristas também poderão recarregar seus veículos em qualquer lugar, seja qual for seu fornecedor de energia, como acontece com as chamadas em roaming. O sistema também informará as estações de recarga mais próximas, os preços e o número de plugues disponíveis em cada base. Hoje, cerca de 2 000 veículos elétricos participam do programa Green eMotion. Eles contam com 2 500 pontos de carregamento, número que deve subir para 70 000 até 2015.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosComputação em nuvemEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIBMINFOServiçosTecnologia da informaçãoVeículos

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro