Uber: a parceria vale para as quatro cidades em que o Uber opera no país – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 1 de abril de 2015 às 11h49.
A partir desta semana, usuários do aplicativo de transporte privado Uber poderão solicitar motoristas por meio do Google Maps.
Ao buscar a melhor rota entre dois pontos da cidade, os usuários terão como opção os trajetos com os motoristas da empresa.
A parceria vale para as quatro cidades em que o Uber opera no país – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
O recurso funciona apenas em aparelhos que possuem tanto o aplicativo do Uber como o do Maps instalados.
Quando fizer uma busca de rotas no serviço do Google, o usuário terá as tradicionais opções de carro, metrô e ônibus, além da nova aba “Uber”.
Ao clicar sobre ela, será redirecionado ao app da empresa com os endereços de origem e destino já cadastrados no sistema. Basta aprovar a solicitação para contratar o serviço de motorista particular – o único oferecido pela empresa no Brasil.
Fundada em 2009 na Califórnia, a Uber surgiu como uma solução de caronas remuneradas, uma espécie de 99Taxi do transporte informal.
Ela unia usuários que precisavam se locomover àqueles que possuíam um carro e estavam dispostos a transportar um passageiro.
O motorista recebia um valor pré-acordado pela carona e a empresa levava uma porcentagem da transação.
O modelo, no entanto, causou polêmica em diversos países, como na França, onde provocou protestos de taxistas e foi banido. O app também foi banido da cidade de Berlim
No Brasil, a legislação proíbe o transporte pago sem autorização das prefeituras e alguns carros de usuários da Uber chegaram a ser apreendidos em São Paulo.
Por isso, aqui, a empresa mudou sua estratégia e, hoje, oferece apenas o serviço de motoristas particulares.