Tecnologia

Carro da Mercedes-Benz muda de design em altas velocidades

Recém-mostrado pela Mercedes-Benz, o Concept IAA muda de design acima de 80 km/h para melhorar a aerodinâmica

Concept IAA: carro muda de design em altas velocidades (Divulgação/Daimler)

Concept IAA: carro muda de design em altas velocidades (Divulgação/Daimler)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 15 de setembro de 2015 às 14h28.

São Paulo – Em aquecimento para a Frankfurt Motor Show, na Alemanha, a Mercedes-Benz mostrou um novo conceito de carro. Ele é o Concept IAA (sigla que quer dizer aerodinâmica automotiva inteligente", em inglês).

A grande surpresa do carro é que ele é capaz de mudar de design para lidar melhor com a resistência do ar. Essa mudança acontece quando o motorista pressiona um botão, ou então, de forma automática, assim que o carro atinge 80 quilômetros por hora.

Para que a mudança aconteça, uma série de placas móveis foram instaladas no carro. No momento da mudança, elas se deslocam modificando o design original do carro -- ele fica um pouco mais alongado e ganha 390 milímetros de comprimento.

Os cientistas da Mercedes-Benz usaram um milhão de horas de processamento em computadores para chegar ao melhor desenho aerodinâmico. Os cálculos analisavam 300 variantes possível.

Com todas essas mudanças, a Mercedes-Benz afirma que o carro vira um campeão da aerodinâmica. Ele terá um sistema híbrido de propulsão – misturando queima de combustível com energia elétrica.

Como qualquer carro conceito, o Concept IAA não será vendido por enquanto. A empresa afirma que o modelo e as pesquisas relacionadas servirão como inspiração para gerações futuras de automóveis da marca.

Veja abaixo um vídeo mostrando o Concept IAA:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosCarros híbridosCarros high techEmpresasEmpresas alemãsFrankfurtFrankfurt Motor ShowMercedes-BenzMontadorasSalões de automóveisVeículos

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO