Tecnologia

Carro-conceito da Volvo tem painel touch screen

A tela sensível ao toque dos tablets serviu de inspiração para o carro-conceito Concept You, que a Volvo exibe no salão de Frankfurt

Carro-conceito Concept You, da Volvo (Divulgação)

Carro-conceito Concept You, da Volvo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2011 às 10h19.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h53.

São Paulo -- A Volvo está exibindo, no salão de Frankfurt, seu carro-conceito que utiliza tecnologia baseada nas telas sensíveis ao toque dos tablets no lugar dos controles por meio de botões.O Concept You tem controles divididos em quatro setores: um monitor digital com informação para o condutor, um display no espelho central do parabrisa, uma tela sensível ao toque no console central e outra entre os bancos dos passageiros. O volante também possui paddleshifts (borboletas) integradas às telas.

O painel localizado no centro do console permanece em hibernação até que o motorista se vire até ele. Uma câmera sensível à luz infravermelha registra os movimentos dos olhos, ativando a exibição das informações. Outro sensor registra os movimentos das mãos e apresenta as opções de controle do sistema de entretenimento. As funções apresentadas podem variar dependendo de quem deseja controlar o sistema, o motorista ou o passageiro.

As opções de entretenimento integram um sistema high-end de sonorização Alpine. O subwoofer FreshAir, desenvolvido exclusivamente para o veículo, reproduz graves em alta fidelidade. O sistema de som se completa com pequenas unidades que combinam leveza com qualidade de áudio. Além disso, o condutor poderá transferir dados da tela central para o espelho do parabrisa ou mesmo trocar dados com os passageiros no banco de trás. Uma luz no console central flutuante indica a transferência de arquivos.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros high techEmpresasFrankfurtFrankfurt Motor ShowMontadorasSalões de automóveisVeículosVolvo

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro