Tecnologia

Carro-conceito da Volvo tem painel touch screen

A tela sensível ao toque dos tablets serviu de inspiração para o carro-conceito Concept You, que a Volvo exibe no salão de Frankfurt

Carro-conceito Concept You, da Volvo (Divulgação)

Carro-conceito Concept You, da Volvo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2011 às 10h19.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h53.

São Paulo -- A Volvo está exibindo, no salão de Frankfurt, seu carro-conceito que utiliza tecnologia baseada nas telas sensíveis ao toque dos tablets no lugar dos controles por meio de botões.O Concept You tem controles divididos em quatro setores: um monitor digital com informação para o condutor, um display no espelho central do parabrisa, uma tela sensível ao toque no console central e outra entre os bancos dos passageiros. O volante também possui paddleshifts (borboletas) integradas às telas.

O painel localizado no centro do console permanece em hibernação até que o motorista se vire até ele. Uma câmera sensível à luz infravermelha registra os movimentos dos olhos, ativando a exibição das informações. Outro sensor registra os movimentos das mãos e apresenta as opções de controle do sistema de entretenimento. As funções apresentadas podem variar dependendo de quem deseja controlar o sistema, o motorista ou o passageiro.

As opções de entretenimento integram um sistema high-end de sonorização Alpine. O subwoofer FreshAir, desenvolvido exclusivamente para o veículo, reproduz graves em alta fidelidade. O sistema de som se completa com pequenas unidades que combinam leveza com qualidade de áudio. Além disso, o condutor poderá transferir dados da tela central para o espelho do parabrisa ou mesmo trocar dados com os passageiros no banco de trás. Uma luz no console central flutuante indica a transferência de arquivos.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros high techEmpresasFrankfurtFrankfurt Motor ShowMontadorasSalões de automóveisVeículosVolvo

Mais de Tecnologia

23andMe: com empresa à venda, como ficam os dados genéticos de mais de 15 milhões de clientes?

Apple antecipa remessas de iPhones para evitar impacto de tarifas de Trump

Zuckerberg pode perder WhatsApp e Instagram: entenda o que está em jogo para o bilionário

Nvidia anuncia fabricação de supercomputadores de IA pela primeira vez nos EUA