Tecnologia

Carro com a marca Apple pode estar a caminho

A Apple já contratou 50 ex-funcionários da fábrica de automóveis Tesla, a maioria especialistas em mecânica, manufatura e robótica


	CarPlay: o sistema da Apple conecta o iPhone ao painel do carro
 (Harold Cunningham / Getty Images)

CarPlay: o sistema da Apple conecta o iPhone ao painel do carro (Harold Cunningham / Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 10 de fevereiro de 2015 às 10h40.

São Paulo -- Agora que o relógio inteligente Apple Watch está quase pronto para chegar às lojas, a Apple parece estar dirigindo seus esforços criativos à área automotiva. “Estamos trabalhando em algo que vai dar um baile na Tesla”, disse um funcionário da Apple numa mensagem ao site Business Insider, em referência à fabricante americana de carros elétricos high tech.

A Apple já oferece o CarPlay, um sistema que conecta o iPhone ao painel dos carros. Mas o CarPlay ainda é um produto incipiente. Ele deveria ter estreado em 2014 em automóveis de diversas marcas, mas acabou atrasando.

Assim, é possível que o produto a que se refere o anônimo funcionário da Apple seja apenas uma versão melhor do CarPlay. Seria um concorrente para o painel inteligente dos modelos mais recentes da Tesla. Desde o ano passado, esse painel permite que o motorista dê a partida no carro por controle remoto, sem usar uma chave.

Steve Jobs e o iCar

Mas há outras evidências de que a Apple vem ampliando seus investimentos em tecnologia automotiva. Sabe-se que Steve Jobs queria desenvolver um carro high tech. Em sua visão, os carros poderiam evoluir muito tanto no design como na tecnologia. Assim, haveria uma enorme oportunidade para a Apple nessa área. 

Millard Drexler, CEO da marca de roupas J. Crew e ex-membro do conselho gestor da Apple, conta que teve uma discussão com Jobs sobre o primeiro Tesla. Drexler não se impressionou com a aparência do carro. Mas Jobs argumentou que o carro era sensacional em seu interior. E disse que aquele não era apenas um carro. Era uma plataforma tecnológica completa.

O Business Insider fez uma pesquisa no LinkedIn e descobriu que a Apple já contratou pelo menos 50 ex-funcionários da Tesla, a maioria especialistas em mecânica, manufatura e robótica. 

O número não é tão alto quando se considera que a Tesla já contratou pelo menos 150 ex-funcionários da Apple, segundo as contas do site Bloomberg. Mas não há dúvida de que a Apple vem reforçando a equipe que trabalha com automóveis.

Van misteriosa

Na semana passada, noticiamos que uma van misteriosa que parece estar a serviço da Apple tem sido vista circulando perto de San Francisco, na Califórnia. O carro é um Dodge Grand Caravan azul escuro com um conjunto de sensores e uma dúzia de câmeras no teto. 

Os sensores poderiam servir tanto para mapeamento como para orientar um sistema de direção robótica. Ou seja, a Apple pode estar pensando num carro sem motorista, como o do Google. A van é semelhante a outra, branca, filmada em setembro no bairro do Brooklyn, em Nova York.

Juntando tudo isso, não há dúvida de que a Apple vem investindo em tecnologias para carros. Nossa aposta é que vem aí uma versão melhorada do CarPlay. Mas um carro com a marca Apple não é impossível. 

A Tesla começou sem uma fábrica própria. Ela projetou o carro e contratou a britânica Lotus para fabricá-lo usando principalmente peças disponíveis no mercado. A Apple poderia fazer o mesmo. Poderia, também, desenvolver um carro em parceria com alguma montadora. 

Acompanhe tudo sobre:AppleAutoindústriaCarrosCarros elétricosCarros high techEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMontadorasRumores techTecnologia da informaçãoTeslaVeículos

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro