Tecnologia

Carro autônomo da Swisscom começa a ser testado na Suíça

Empresa telefônica disse que está interessada na 'digitalização da economia'

Volkswagen Passat (Getty Images)

Volkswagen Passat (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2015 às 07h31.

Swisscom, a histórica empresa telefônica da Suíça, se lançou no desafio dos veículos sem motorista com um carro testado durante dez dias pelas ruas de Zurique, apresentado nesta terça-feira (12) à imprensa.

Desde o início, o grupo suíço explicou que não tinha a intenção de competir com os fabricantes de automóveis. O objetivo deste projeto é coletar dados para entender esta nova forma de mobilidade e compreender suas implicações nas redes de comunicação.

"A Swisscom está interessada na digitalização da economia", afirmou a jornalistas Christian Petit, diretor de clientes corporativos do grupo suíço.

O veículo em questão é um Volkswagen Passat clássico ao qual foram adicionados uma série de sensores, câmeras, radares e um scanner a laser para permitir que o software processe dados em toda a trajetória programada.

O software então se encarrega de detectar simultaneamente outros veículos e pedestres, de analisar os semáforos e lançar os controles de condução, permitindo tirar as mãos do volante.

Este carro auto-dirigido circula nas ruas de Zurique desde 4 de maio para testes que continuarão até esta quinta-feira (14). Os trechos visitados devem, contudo, ser comunicados às autoridades no dia anterior.

O projeto é realizado em parceria com o laboratório alemão AutoNomos Labs, formado dentro da Universidade Livre de Berlim, que já tinha realizado testes nas ruas da capital alemã.

No final de abril o departamento federal de Meio Ambiente, Transportes, Energia e Comunicação (DETEC) suíço deu permissão à Swisscom para realizar o experimento até o final do ano.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosINFOVeículos

Mais de Tecnologia

POCO X6 Pro ou Redmi Note 13 Pro: qual vale mais a pena na Black Friday?

Ar-condicionado inverter: o que é e melhores modelos para comprar na Black Friday

Biden reduz incentivo da Intel para menos de US$ 8 bilhões após atrasos em investimentos

Galaxy S22 Ultra: quanto vale a pena pagar na Black Friday?