Tecnologia

Carnívoros ameaçados, ecossistemas em perigo

Boa parte dos maiores carnívoros do planeta estão em perigo. Acha pouco? O equilíbrio dos ecossistemas globais depende deles

felino (alvez/Creative Commons)

felino (alvez/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2014 às 09h32.

A revista Science - uma das publicações mais respeitadas da comunidade científica mundial - divulgou recentemente estudo preocupante sobre os carnívoros de grande porte: 75% das 31 espécies existentes pode desaparecer do planeta. 

A maioria dos carnívoros vivos se concentra nas regiões da Amazônia, da Ásia e da África. No restante do mundo, estão praticamente exterminados, e as principais causas são:
- Perda de habitat, que é causada por conta do crescimento desenfreado das cidades;
- Caça ilegal, muitas vezes motivada por interesses financeiros; e 
- Extração das presas, que pode ser resultado dos fatores anteriores.

E essa situação causa impactos negativos em todo o equilíbrio dos ecossistemas globais. Esses animais - como em qualquer ecossistema - ajudam na manutenção e regeneração de florestas e matas ciliares (aquelas que se encontram à beira dos rios e ajudam a evitar erosão), outras ajudam no sequestro de carbono (ou seja, remoção do gás carbônico e liberação do oxigênio na atmosfera) e controle de doenças. 

O principal autor do texto publicado pela Science, William Ripple, explica que os ecossistemas voltam rapidamente ao normal uma vez que as populações de carnívoros, como o lobo de Yellowstone e os linces da Finlândia, são restabelecidas. 

Na realidade, todo ser vivo é importante na natureza. Qualquer animal faz falta ao equilíbrio dos ecossistemas, mas os carnívoros em especial já que, por seu porte e importância, é bem mais difícil substituí-los.

Fonte: Instituto Carbono Brasil

Acompanhe tudo sobre:AnimaisINFOMeio ambiente

Mais de Tecnologia

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa

Estamos perto de um mundo sem senhas, diz Ann Johnson, da Microsoft

BYD supera Tesla em receita trimestral: expansão de veículos e controle de custos

Miopia no balanço: divisão de óculos de VR de Zuckerberg amargou prejuízo de US$ 4,4 bi