Tecnologia

Captação em 4K é desafio para Sony durante a Copa do Mundo

Segundo Luciano Bottura, da Sony, o desenvolvimento da tecnologia 4K é uma prioridade para a companhia


	Televisores da Sony: modelos têm painel LED 4K (3840 x 2160 pixels), com resolução aproximada de 8.29 megapixel, ou quatro vezes a qualidade de uma TV Full HD
 (Bloomberg)

Televisores da Sony: modelos têm painel LED 4K (3840 x 2160 pixels), com resolução aproximada de 8.29 megapixel, ou quatro vezes a qualidade de uma TV Full HD (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2014 às 10h51.

São Paulo - Os estádios, a telefonia 4G e os aeroportos não são os únicos desafios para a Copa do Mundo, evento que deve ter seu início em menos de 100 dias no Brasil.

Gravar todas as partidas em 4K, com unidades móveis se deslocando entre as cidades-sede é uma das questões logísticas do mundial.

Conversamos com Luciano Bottura, gerente de Comunicação e Marketing da Sony, sobre o assunto e também sobre os conteúdos disponíveis para televisores 4K no país.

Info - Atualmente, o que já está disponível para o consumidor com tecnologia 4K no Brasil?
Luciano Bottura -
O desenvolvimento da tecnologia 4K é uma prioridade para a Sony. No segmento profissional, já lançamos câmeras 4K, como a F65 e F55, que foram utilizadas no Brasil na gravação do Carnaval 2013, além de filmes como “O Tempo e o Vento”, dirigido por Jayme Monjardim. No exterior, o equipamento foi utilizado nos filmes Oblivion e After Earth e na produção de videoclipes, como o hit “We Are Never Ever Getting Back Together” da cantora Taylor Swift. Durante a Copa das Confederações deste ano, fizemos o primeiro grande teste de captação em 4K ao vivo. O estádio do Mineirão, que recebeu três jogos do torneio, foi o local escolhido para instalação da primeira unidade móvel de produção construída especificamente para fazer captação em 4K.

Info - Tanto para produção como consumo do conteúdo, os preços ainda são elevados. O perfil de consumo será direcionado para o público A/B ou há objetivo na queda dos preços? Quando devemos ter uma TV 4K na faixa de 5 mil reais?
Luciano Bottura -
De fato, os preços ainda são elevados, o que significa um impacto imediato maior na classe A, mas acredito que a popularização desta tecnologia será muito mais rápida do que aconteceu com outras tecnologias, como o 3D, por exemplo. Isso porque as emissoras já estão trabalhando com câmeras e produzindo conteúdos em 4K. Além disso, para usufruir dos benefícios do 4K, o consumidor só precisa comprar uma televisão 4K, não sendo necessário adquirir acessórios como óculos ou equipamentos complementares, como uma mídia de blu-ray, para usufruir do recurso.

Info - Há parcerias para a produção de conteúdo já ativas no Brasil? Como será a transmissão da Copa?
Luciano Bottura -
Como já citei, a produção 4K já é uma realidade no Brasil. Nosso desafio é fazer toda a captação de imagens em 4K na Copa do Mundo. O teste inicial, na Copa das Confederações, foi amplamente bem sucedido e estamos confiantes que poderemos adotar esta tecnologia já a partir do principal evento esportivo do mundo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasEntrevistasIndústria eletroeletrônicaSonyTV 4K

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp