Tecnologia

Cápsula do resgate dos 33 mineradores será exibida na Expo Xangai

Máquina "Fênix 1" chega à China dez dias depois da operação de resgate

Estrutura montada para o resgate dos mineiros (AFP)

Estrutura montada para o resgate dos mineiros (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2010 às 15h26.

Xangai - A cápsula de resgate "Fênix 1", uma das máquinas criadas para o resgate dos 33 mineradores que ficaram presos 70 dias no Chile, idêntica à "Fênix 2" com a qual foram salvos, será exibida a partir deste sábado no pavilhão chileno da Exposição Universal de Xangai 2010.

Enquanto a Fênix 2 está à mostra desde o dia 19 de outubro em frente ao Palácio La Moneda, em Santiago, a Fênix 1 permanecerá até o fechamento da Expo Xangai 2010, em 31 de outubro, para onde foi enviada na última semana do evento "graças a uma decisão do Governo", disse à Agência Efe o diretor do pavilhão, Jorge Andrés Iglesias.

A cápsula, que exigiu o reforço do tablado de madeira para suportar seus 700 quilos, será exibida a partir deste sábado no pavilhão chileno, onde está chamando a atenção dos visitantes, parte dos quais compareceram esta manhã cedo explicitamente para vê-la.

O fato da Fênix 1 estar desde sábado em Xangai, para ser exibida por só nove dias na exposição, "é um gesto muito especial do presidente Sebastian Piñera com a China e o povo chinês", avaliou Iglesias, que destacou o "recorde de rapidez e de eficiência" de trazê-la à feira, só dez dias depois do resgate.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaChileChinaMetrópoles globaisXangai

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre