Tecnologia

Cansado do Chrome? Confira cinco alternativas ao navegador do Google

Privacidade e leveza estão entre os principais diferenciais dos concorrentes

. (Pixabay/Divulgação)

. (Pixabay/Divulgação)

São Paulo - O Google Chrome é hoje o navegador mais utilizado do mundo, tanto em plataformas móveis quanto em computadores e notebooks. Líder isolado no Brasil, segundo a consultoria StatsCounter, o software tem 82,79% de participação de mercado no total, sendo 85,08% em computadores, 78,68% nos smartphones e 41,15% em tablets. Ainda assim, o Chrome nem sempre é unanimidade. Criticado por usuários pelo uso de memória RAM e por questões relacionadas à privacidade dos usuários, o navegador pode não ser o preferido dependendo das prioridades do usuário. No entanto, há outras opções gratuitas no mercado. Selecionamos cinco para você possa baixar e testar no mobile ou no PC.

1 - Mozilla Firefox

Smartphone com vários apps, como WhatsApp, Messenger e Firefox

(Lucas Agrela/Site Exame)

Disponível para Android, iPhone e computador

O Firefox é um dos principais rivais do Chrome, especialmente nos computadores com sistema Windows.

Nos últimos anos, a Mozilla, concentra seus esforços na privacidade dos usuários, fora a agilidade na navegação por ocupar menos espaço na memória do dispositivo.

Possui uma versão voltada para assegurar ao usuário o controle sobre seus dados de navegação. Além de não rastrear, por padrão, os sites acessados, o Firefox Focus facilita a exclusão do histórico, senhas e cookies.

2 - Opera

Opera-browser

(Opera/Reprodução)

Disponível para Android, iPhone e computador.

Criado em 1995 por desenvolvedores noruegueses e comprado em 2016 por um fundo chinês, o Opera é figura garantida em quase todas as listas de navegadores pelo mundo. Embora não consiga ultrapassar seus maiores concorrentes (Chrome, Firefox e Safari), o browser oferece funcionalidades interessantes.

Seu forte são extensões que já vêm incorporadas ao navegador, como a função de salvar o conteúdo para ler mais tarde, botões de acesso a redes sociais e modo de economia de bateria, além do modo Turbo, que comprime os dados de navegação e acelera o carregamento das páginas.

3 - Tor

Tor-Browser

(Tor/Reprodução)

Disponível para Android, iOS e computador

Se o Firefox levanta a bandeira da privacidade para atrair usuários, o navegador Tor, criado em 2002, traz isso como princípio desde sua criação. Os usuários que navegam na rede do sistema têm seus dados criptografados e as informações navegam por servidores anônimos ao redor do mundo, dificultando ao máximo o rastreamento das informações.

Sua utilização, contudo, requer alguns conhecimentos avançados de navegação e não é recomendada para iniciantes. No Android, é preciso ter o proxy Orbot previamente instalado no smartphone para que o Tor funcione. No iPhone, a rede Tor é oferecida pelo navegador Onion.

4 - UC Browser

UC-Browser

(UC Browser/Reprodução)

Disponível para Android, iPhone e computador

Desenvolvido em 2004 pela empresa chinesa Alibaba, o UC Browser mantém seu foco nos smartphones, figurando entre os navegadores mais usados em dispositivos móveis no mundo. Também com funcionalidades que buscam garantir a privacidade do usuário e a agilidade da navegação, esta é mais uma opção ao Google Chrome.

5 - Microsoft Edge

Microsoft-Edge-Smartphone-App

(Microsoft/Divulgação)

Disponível para Android, iPhone e computador

Evolução do Internet Explorer, velho conhecido dos usuários de Windows, o Microsoft Edge vem aprimorando a maior parte das funcionalidades que deixavam a desejar em seu antecessor.

A grande vantagem fica mesmo com os usuários do sistema operacional da Microsoft, com o qual se integra totalmente em suas configurações.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersChromeFirefoxInternetMicrosoftPrivacidade

Mais de Tecnologia

YouTube vai lançar versão Premium mais barata, mas com algumas propagandas

DeepSeek impulsiona adoção de inteligência artificial na China

Internet móvel da Claro apresenta instabilidade nesta quinta-feira, 20

China avança na tecnologia quântica com inovação em chips de luz