Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2013 às 10h00.
A cura do câncer de mama pode estar mais próxima. Os cientistas David Gilley, da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e Connie Eaves, da Agência para o Câncer, em Vancouver, no Canadá, afirmaram recentemente ter feito uma importante descoberta sobre a origem da enfermidade.
Em artigo publicado na revista Stem Cell Reports, eles revelaram que a causa pode estar em uma classe particular de células-mãe com telômeros – estruturas que formam as extremidades dos cromossomos – propensas a desenvolver o câncer.
A revelação é uma esperança para se chegar à cura de uma doença que atinge milhões de mulheres anualmente. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo – inclusive no Brasil – e o primeiro de maior incidência entre as mulheres.
O relatório World Breast Cancer Report 2012, divulgado no fim do ano passado, revelou que cerca de 1,66 milhão de mulheres em todo o mundo devem ser diagnosticadas com a doença neste ano. A maioria dos novos casos vai ocorrer em países desenvolvidos.
No Brasil, esse tipo de câncer é responsável por 22% dos diagnósticos feitos anualmente. No ano passado, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), surgiram 52.680 novos casos da doença.
Boa sobrevida – Embora seja uma enfermidade grave, o prognóstico é relativamente bom se a detecção e o tratamento forem feitos no momento oportuno. A sobrevida média na população mundial após cinco anos da descoberta do tumor é de 61% e as chances de cura, quando o tumor é descoberto precocemente, podem chegar a 95%.
No Brasil, a taxa de mortalidade ainda é elevada em função, principalmente, da demora do diagnóstico. O dado mais recente do Inca aponta 12.852 óbitos pela doença em 2010.
Por isso, campanhas de prevenção e diagnóstico precoce são essenciais para combater o mal. Os médicos ressaltam a importância da realização anual do exame de mamografia a partir dos 40 anos, que é essencial para a detecção da doença em seu estágio inicial, quando as chances de cura são elevadas. Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o câncer de mama, seu tratamento e estratégias de prevenção.
VÍDEO
Dra. Simone Elias fala sobre o câncer de mama