Tecnologia

Canais digitais lideraram com 52% transações bancárias em 2014, diz Febraban

O mobile banking teve crescimento de 180% no volume de movimentações financeiras em 2014 sobre o ano anterior

mobile-banking (Getty Images)

mobile-banking (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2015 às 14h35.

Mais da metade das transações bancárias no País, ou 52%, são feitas via meios digitais, como internet e celular. Essa é uma das conclusões da pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária referente a 2014. O estudo da Federação Brasileira de Bancos aponta que 47% das contas ativas no País, ou 51 milhões delas, utilizam internet banking e 24% (25 milhões), smartphones. A penetração dos smartphones deve chegar a 41% em sete anos, diz o estudo.

O mobile banking teve crescimento de 180% no volume de movimentações financeiras em 2014 sobre o ano anterior, para 260 milhões de transações. Contratação de crédito cresceu ainda mais, 190%, para 10 milhões de transações.

Por sua vez, o internet banking segue evoluindo, com alta de 8% no número de transferências, DOCs e TEDs e de 11% no pagamento de contas. Somados, esses serviços geram 1,5 bilhão de transações. Também cresceu a contratação de crédito pela internet, em 20%, para 40 milhões de transações.

Embora crescentes, os canais digitais correspondem a 20% do volume de operações com movimentações financeiras, o que mostra o potencial de mercado a explorar, no entendimento da Febraban. O diretor Setorial de Tecnologia Bancária da Febraban, Gustavo Fosse, nota que, mesmo com o uso de diferentes canais, as agências bancárias continuam sendo importantes, com um papel mais "consultivo". "Muitos clientes procuram seus gerentes para saber mais sobre novas oportunidades de investimento e serviços que podem ser contratados, com base em seus perfis", afirma Fosse, em nota à imprensa.

O número de agências bancárias cresce em todo o País, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que mantiveram um aumento acima dos 5%, o dobro da média nacional, conforme os dados da pesquisa em parceria com a Strategy&.

Investimento

Em 2014, as despesas e investimentos em tecnologia feitos pelos bancos alcançaram R$ 21,5 bilhões, acima da taxa de inflação (11% ao ano), ainda conforme o levantamento da Federação. Os gastos com tecnologia da informação das instituições financeiras respondem por 18% do total feito por empresas no País, em paridade com países como Estados Unidos e França. Destaque para investimento em desenvolvimento de softwares, que cresceu em 2014 16%, seguido por hardware (6%) e telecom (2%).

Acompanhe tudo sobre:BancosFinançasINFO

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro