Tecnologia

Canadense pode ser preso por não informar senha de smartphone a agentes do governo

Caso aconteceu no próprio Canadá, quando Alain Phillipon voltava de uma viagem à República Dominicana, e a acusação é de “obstrução a autoridades”

chave (sxc.hu)

chave (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2015 às 17h33.

Um canadense de 38 anos chamado Alain Phillipon pode ser preso e multado por não ter informado a senha de seu BlackBerry a agentes da alfândega. O caso aconteceu em seu próprio país, quando voltava de uma viagem à República Dominicana, e a acusação é de “obstrução a autoridades” – no caso, oficiais da Agência de Serviços da Fronteira (CBSA).

Phillipon aguarda julgamento, e pode pegar até um ano de prisão e ter que pagar uma multa de 25 mil dólares canadenses (mais de 60 mil reais) se for considerado culpado. A decisão deve ser tomada no dia 12 de maio, e até lá o acusado ainda ficará sem o telefone, confiscado.

Como lembra o VentureBeat, ao menos nos EUA os agentes da fronteira podem fazer buscas em telefones e notebooks de viajantes, e o mesmo vale para o Reino Unido e para o próprio Canadá. No entanto, não há nada muito definido quando o assunto envolve exigir as senhas de acesso e as chaves de criptografia de forma legal.

A Quinta Emenda norte-americana, por exemplo, diz basicamente que um indivíduo não deve se incriminar – algo que entregar a senha de um smartphone pode acabar resultando. Casos recentes, porém, já “desafiaram” essa legislação e exigiram que acusados facilitassem o acesso aos conteúdos armazenados em seus dispositivos. O desfecho do julgamento de Phillipon, portanto, pode ser decisivo por trazer à tona em um tribunal essa discussão envolvendo privacidade.

Acompanhe tudo sobre:CanadáINFOPaíses ricosPrivacidade

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp