Tecnologia

Campeonato Alemão adotará bola com chip na temporada 2013/2014, diz jornal

Apartir de meados de 2013, os clubes da primeira e da segunda divisão alemã vão incorporar o sistema denominado 'GoalRef', um dos dois aprovados pela Fifa

Partida entre Borussia Dortmund e Eintracht Frankfurt no Campeonato Alemão (Patrik Stollarz/AFP)

Partida entre Borussia Dortmund e Eintracht Frankfurt no Campeonato Alemão (Patrik Stollarz/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2012 às 08h36.

Berlim - O Campeonato Alemão de futebol contará a partir da temporada 2013/2014 com a técnica da bola com chip interno, após a Fifa finalmente aprovar na quinta-feira passada o uso dessa tecnologia na linha de gol.

A notícia foi publicada com exclusividade neste domingo pelo jornal alemão 'Bild am Sonntag'. A partir de meados de 2013, os clubes da primeira e da segunda divisão alemã vão incorporar o sistema denominado 'GoalRef', um dos dois aprovados pela Fifa.

Embora ainda falte a confirmação oficial da organização do Campeonato Alemão, os clubes de futebol profissionais defendem que a tecnologia seja adotada nos 36 estádios das equipes que competem na primeira e na segunda divisão do torneio para acabar com os 'gols fantasma'.

Segundo o 'Bild am Sonntag', a organização do campeonato teria optado pelo 'GoalRef' porque o modelo - elaborado pelo Instituto Fraunhofer (alemão) - custa 125 mil euros por unidade, metade que o sistema denominado 'olho de falcão' (Hawk-Eye), usado nas partidas de tênis.

O financiamento para instalar esses sistemas poderia provir, segundo negociações em andamento divulgadas pelo jornal, do dinheiro que as emissoras de televisão fornecerem à organização do campeonato pelos direitos de transmissão dos jogos.

O 'GoalRef' é um sistema que funciona com um chip no interior da bola e a instalação de um campo magnético na linha de gol. Quando a bola ultrapassa completamente a linha de fundo branca, o campo magnético reconhece o gol e envia um sinal ao relógio de pulso do árbitro. EFE

Acompanhe tudo sobre:BerlimEsportesFutebolMetrópoles globais

Mais de Tecnologia

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda

Os reis da TV: Netflix e YouTube acirram disputa pelo controle da televisão em casa

xAI pede desculpas por mensagens extremistas de seu assistente de IA Grok

CEO admite que queimava US$ 2,6 milhões por mês e explica como salvou a empresa