Tecnologia

Campeonato Alemão adotará bola com chip na temporada 2013/2014, diz jornal

Apartir de meados de 2013, os clubes da primeira e da segunda divisão alemã vão incorporar o sistema denominado 'GoalRef', um dos dois aprovados pela Fifa

Partida entre Borussia Dortmund e Eintracht Frankfurt no Campeonato Alemão (Patrik Stollarz/AFP)

Partida entre Borussia Dortmund e Eintracht Frankfurt no Campeonato Alemão (Patrik Stollarz/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2012 às 08h36.

Berlim - O Campeonato Alemão de futebol contará a partir da temporada 2013/2014 com a técnica da bola com chip interno, após a Fifa finalmente aprovar na quinta-feira passada o uso dessa tecnologia na linha de gol.

A notícia foi publicada com exclusividade neste domingo pelo jornal alemão 'Bild am Sonntag'. A partir de meados de 2013, os clubes da primeira e da segunda divisão alemã vão incorporar o sistema denominado 'GoalRef', um dos dois aprovados pela Fifa.

Embora ainda falte a confirmação oficial da organização do Campeonato Alemão, os clubes de futebol profissionais defendem que a tecnologia seja adotada nos 36 estádios das equipes que competem na primeira e na segunda divisão do torneio para acabar com os 'gols fantasma'.

Segundo o 'Bild am Sonntag', a organização do campeonato teria optado pelo 'GoalRef' porque o modelo - elaborado pelo Instituto Fraunhofer (alemão) - custa 125 mil euros por unidade, metade que o sistema denominado 'olho de falcão' (Hawk-Eye), usado nas partidas de tênis.

O financiamento para instalar esses sistemas poderia provir, segundo negociações em andamento divulgadas pelo jornal, do dinheiro que as emissoras de televisão fornecerem à organização do campeonato pelos direitos de transmissão dos jogos.

O 'GoalRef' é um sistema que funciona com um chip no interior da bola e a instalação de um campo magnético na linha de gol. Quando a bola ultrapassa completamente a linha de fundo branca, o campo magnético reconhece o gol e envia um sinal ao relógio de pulso do árbitro. EFE

Acompanhe tudo sobre:BerlimEsportesFutebolMetrópoles globais

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não