Tecnologia

Câmera do novo iPhone pode tirar atraso da Apple em relação à Huawei

Recentemente, a Apple publicou uma nova patente que pode indicar uma versão dobrável de seus conhecidos smartphones. Mas outra novidade pode estar a caminho

iPhone 11 Pro: câmeras do celular viraram meme por semelhança com cooktops (Lucas Agrela/Site Exame)

iPhone 11 Pro: câmeras do celular viraram meme por semelhança com cooktops (Lucas Agrela/Site Exame)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 22 de julho de 2020 às 09h53.

Última atualização em 22 de julho de 2020 às 10h45.

Quando os iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max foram lançados, não demorou para que muita gente comparasse as câmeras traseiras dos smartphones da Apple com diversos objetos, como com fogão do tipo cooktop. Agora, a próxima versão do iPhone pode adotar também a função de câmeras telefoto periscope. A informação foi dada pelos sites 9to5MacAppleInsider, and MacRumors, especializados no assunto.

Esse estilo de câmera, capaz de capturar imagens com a ampliação do objeto sem perder os detalhes, já é utilizado por outras fabricantes. Um exemplo é a Samsung, que recentemente lançou o Galaxy S20 Ultra, capaz de dar até 10x de zoom.

A Apple já usou a tecnologia de telefoto em suas lentes. O iPhone 7 Plus foi o primeiro a adicionar uma câmera secundária com telefoto de 2x de zoom. O iPhone 11 Pro também conta com a função em uma de suas câmeras.

A diferença é que as lentes periscope permitem um zoom óptico ainda maior do que já é oferecido pela fabricante. Se a Apple realmente estiver fazendo esse movimento, o próximo iPhone pode chegar a mais de 5x – e tirar o atraso em relação a alguns de seus concorrentes. Até o momento, o celular com maior alcance de telefoto com a lente periscope pode ser o Huawei’s P40 Pro Plus, que terá 10x, enquanto os iPhones não passam de 2x de zoom óptico.

A previsão é que a coreana Semco, uma das melhores fornecedoras de lentes, estará por trás da produção em 2021. As lentes periscope funcionam da seguinte forma: elas utilizam um prisma ou espelho para refratar a luz a fim de maximizar sua capacidade de zoom, e tudo isso é construído dentro dos celulares e não fora, como acontecem com as câmeras DSLR.

Recentemente, a Apple publicou uma nova patente que pode indicar uma versão dobrável de seus conhecidos smartphones.

Segundo o documento, que está no ar desde 7 de julho, o dispositivo seria “dobrável com uma parte de display exposta” mesmo quando o celular está dobrado. “Quando desdobrado, a tela do dispositivo fica plana, mas, quando fechado, uma parte fica proeminente para continuar a ser vista pelo usuário. Essa parte vai mostrar notificações e outros conteúdos mesmo com o celular fechado”, diz a publicação. Entre as opções de display estão as mensagens de texto, e-mail, calendário, alarmes, status da bateria e força do sinal de WiFi.

Novidades que podem desagradar alguns fãs da marca, mas deixar alguns outros bem felizes.

Acompanhe tudo sobre:AppleiPhoneiPhone 11iPhone 11 Pro

Mais de Tecnologia

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma