Tecnologia

Câmara, Senado e Assembleia de SP lançam canal de TV digital

Para uma próxima etapa, está prevista a inclusão dos sinais das TVs de câmaras municipais onde os sinais dos transmissores estejam disponíveis

Transmissão será feita a partir de torre da Fundação Padre Anchieta (.)

Transmissão será feita a partir de torre da Fundação Padre Anchieta (.)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2010 às 18h09.

São Paulo - A partir desta quinta-feira (29), entra em funcionamento pleno na Grande São Paulo o canal aberto 61, que terá programação simultânea da TV Câmara, da TV Senado e da TV Alesp. O canal funcionará pelo sistema de multiprogramação, recurso disponível no sistema digital que permite a transmissão de até quatro programações diferentes ao mesmo tempo.

Para uma próxima etapa, está prevista a inclusão dos sinais das TVs de câmaras municipais onde os sinais dos transmissores estejam disponíveis. A transmissão experimental do canal 61 começou em outubro de 2008, com um transmissor de baixa potência. Nesta semana, de acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), serão inaugurados transmissores que somam 15 kW.

Segundo a Alesp, a parceria entre as diferentes esferas legislativas foi firmada com o objetivo de reduzir custos. A Câmara dos Deputados ficou responsável pela aquisição dos transmissores do canal 61, enquanto a Alesp ofereceu a torre onde os equipamentos estão instalados, na Fundação Padre Anchieta. A TV Senado entrou posteriormente no projeto.

O valor da aquisição dos transmissores ficou em R$ 3,35 milhões. De acordo com a Alesp, o modelo de operação que está sendo testado em São Paulo servirá de referência para a expansão da rede legislativa de TV digital em todo o país.

A cerimônia de inauguração das transmissões do canal 61 será realizada nesta quinta-feira, às 19 horas, no Palácio 9 de Julho, em São Paulo. O evento contará com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), do Senado, José Sarney (PMDB) e da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz (PSDB).

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalTelevisãoTVVídeos

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC