Tecnologia

Câmara recebe pedido para criação da CPI das Telefônicas

De acordo com um dos autores do requerimento, tarifa de interconexão - quando há comunicação entre celulares de duas operadoras diferentes - teria que ser revista em 2002

Telefônicas em xeque: Câmara recebe pedido para criação de CPI (Spencer Platt/Getty Images/AFP)

Telefônicas em xeque: Câmara recebe pedido para criação de CPI (Spencer Platt/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2012 às 14h01.

Brasília - A Câmara dos Deputados protocolou hoje (8) requerimento de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as quatro maiores operadoras de telefonia móvel do país: Vivo, Oi, TIM e Claro.

De acordo com o deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), um dos autores do requerimento, o Brasil tem uma das mais caras tarifas de telefonia do mundo e isso se deve, principalmente, à tarifa de interconexão.

Essa tarifa é cobrada quando o usuário de uma operadora liga para um número de outra. A operadora do qual foi originada a chamada paga a tarifa de interconexão para a destinatária da ligação.

“Pela Lei Geral de Telecomunicações, essa tarifa teria que ser revista em 2002 e isso não aconteceu. Com a CPI teremos condições de investigar os valores arrecadados desde 1997 e os se investimentos realizados foram compatíveis aos valores arrecadados”, disse Nogueira.

Para que seja instalada, a CPI precisa ser lida em plenário. Depois os partidos deverão indicar seus representantes.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasServiçosCelularesIndústria eletroeletrônicaVivo3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularEmpresas italianasTIMEmpresas mexicanasBrasil TelecomOiTelemarEmpresas portuguesasClaro

Mais de Tecnologia

Presos por dentro? Tesla enfrenta investigação nos EUA por falha em maçanetas eletrônicas

Nem toda obesidade traz risco: estudo revela genes que permitem ser obeso e metabolicamente saudável

Para ampliar oportunidades profissionais, Duolingo anuncia integração do Duolingo Score com LinkedIn

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços vão de R$ 7.999 a R$ 18.499