Tecnologia

Câmara aprova repúdio a suspeitas de espionagem

Brasília – A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (9), por maioria, moção de repúdio a suspeitas de espionagem envolvendo a Agência de Segurança Nacional dos...

 José Eduardo Cardozo (Marcello Casal Jr./ABr)

José Eduardo Cardozo (Marcello Casal Jr./ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Brasília – A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (9), por maioria, moção de repúdio a suspeitas de espionagem envolvendo a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. A moção foi aprovada por votação nominal, com 292 votos favoráveis, 86 contrários e 12 abstenções.

A moção foi apresentada pelo PT, ato motivado por denúncias veiculadas nesse fim de semana sobre violação de e-mails e telefonemas de cidadãos brasileiros pela agência norte-americana. Para os parlamentares, os fatos atentam contra a soberania nacional, uma vez que o direito à privacidade é previsto na Constituição.

Os deputados também manifestam que a violação à privacidade é um ato de terrorismo e de desrespeito aos diretos humanos, e que nada justifica o uso deliberado dessa ferramenta. Eles também defendem que o Estado brasileiro leve à Organização das Nações Unidas (ONU) e à União Internacional de Telecomunicações a necessidade de criar uma agência multilateral para reger e regulamentar as telecomunicações.

A manifestação do Parlamento brasileiro vai ao encontro de posicionamento crítico adotado em diversos países contra as acusações de espionagem ligadas aos Estados Unidos. Os parlamentares também fizeram ressalvas sobre a segurança de Edward Snowden, ex-agente de segurança responsável pelas denúncias, que está no aeroporto de Moscou enquanto aguarda asilo político.  

Na apresentação das bancadas, manifestaram-se favoravelmente à moção de repúdio o PT, PMDB, PSDB, PR, PSB, PDT, PTB, PCdoB, PPS, PV, PSOL, PRB, PMN e PEN. Contra o texto, falaram os lideres do PSD, PP, DEM e PSC, que consideraram as suspeitas ainda prematuras. Os opositores também criticaram o despreparo das autoridades brasileiras para detectar violações desse tipo e a forma como os telefones são grampeados no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EspionagemINFO

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%