Tecnologia

"Caixa eletrônico" movido a energia solar fornecerá água potável no Paquistão

A máquina é projetada para ajudar o governo a reduzir o desperdício de água no país

Caixa eletrônica de água (Divulgação)

Caixa eletrônica de água (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2015 às 07h42.

A província de Punjab está pronta para lançar uma inovação para o Paquistão, país com escassez de água: caixas eletrônicos movidos a energia solar que entregam água limpa por meio de um cartão inteligente.

O protótipo de máquina parece funcionar como um caixa eletrônico, mas entrega água em vez de dinheiro. Usuários recebem um cartão que podem usar para coletar uma quota diária de água.

O projeto, uma colaboração entre a empresa Saaf Pani (Água Limpa) de Punjab e o Laboratório de Inovações para Aliviar a Pobreza (IPAL Lab), um centro de pesquisa em Lahore, tem o objetivo de instalar um caixa eletrônico de água em cada uma de uma série de usinas de filtragem de água que estão sendo montadas em áreas periféricas rurais e urbanas da província de Punjab.

A máquina é projetada para ajudar o governo a reduzir o desperdício de água e garantir que as pessoas tenham acesso à água potável, disse Jawad Abbasi, gerente de programas da IPAL.

"As máquinas inovadoras ajudarão o governo a manter um registo da quantidade exata de água potável a ser distribuída em um dia em uma localidade específica, além de garantir a sua qualidade", disse ele. A qualidade e quantidade de água distribuída serão monitoradas em tempo real online, através de um servidor central. Um medidor de controle de fluxo verifica a quantidade de água que está sendo entregue e sensores medem o quanto ainda está disponível.

Em sua primeira fase, o projeto irá abranger três distritos de Punjab incluindo Bahawalpur, Rajanpur e Faisalabad, todos eles áreas com problemas particularmente graves de contaminação de água, disseram especialistas.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaINFOMeio ambiente

Mais de Tecnologia

China lança programa para proteger pessoas e empresas dos algoritmos 'injustos'

Huawei lança smartphone com sistema operacional próprio em resposta às sanções dos EUA

Xiaomi Redmi Note 12S: quanto vale a pena pagar na Black Friday?

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição