EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h16.
Você está trabalhando com seu Word 2000 e, de repente, todas as barras de ferramentas (inclusive a barra de menu) desaparecem. Se você abre o programa, ele exibe uma janela completamente vazia, só com a barra de título. Resultado: você praticamente não pode executar nenhum comando, exceto atalhos de teclado que saiba de cor. É uma situação muito estranha que ocorre somente com o Word 2000 - não há notícias desse problema com outra versão do processador de texto. Segundo a Microsoft, esse sumiço das barras pode ter três origens: presença de vírus na máquina; corrupção do modelo Normal.dot; ou, ainda, uma informação de Registro danificada.
Se você está enfrentando esse problema, comece tendo certeza de que seu micro está livre de vírus. Use um antivírus para fazer uma varredura completa na máquina. Assim, um dos fatores está eliminado. Com o Word fechado, verifique, agora, o modelo Normal.dot. Se a questão se resume à corrupção desse arquivo, localize-o em sua máquina e renomeie-o para algo como Normal.000. Feito isso, abra o Word. Não encontrando o Normal.dot, o programa cria um novo e passa a exibir as barras de menu e ferramentas.
Mas esse segundo procedimento também pode ser insuficiente. Então, é preciso fazer correções no Registro, o banco de dados de configurações do Windows. Cuidado: alterações indevidas podem ter resultados desastrosos, e até exigir a reinstalação do Windows. Se você não se sente suficientemente seguro, é melhor não tocar no Registro. Peça a ajuda de alguém mais experiente.
Clique no botão Iniciar e escolha a opção Executar. Na caixa Executar, digite regedit e pressione OK. Você está diante do utilitário Editor do Registro. Nele, clique na pasta Meu Computador. Em seguida, acione Registro/Exportar Arquivo do Registro. Defina um nome para o arquivo e salve-o. Ele vai assumir a extensão REG (de Registro). Você acabou de fazer um backup total do Registro. Se algo der errado, recupere a situação anterior dando um duplo clique nesse arquivo REG.
Agora, no Editor, navegue pelas pastas até encontrar o endereço HKEY_CURRENT_USER\ Software\Microsoft\Office. Clique na pasta Office com o botão direito do mouse e escolha a opção Renomear. Dê à pasta um nome qualquer, como Antigo Office. Feche o Editor e abra o Word. A pasta Office, no Registro, armazena as configurações-padrão dos programas do Office, incluindo estilos, barras de ferramentas e macros. Ao ser aberto, o Word vai criar nova pasta Office - sem problemas.
Mesmo assim, é possível que as barras de ferramentas ainda não apareçam. Se for esse o caso, passe, então, para o procedimento final. Com o Word fechado, acione Iniciar/Executar e digite:
winword /a
Este comando prepara o Office como na primeira instalação. Você será solicitado a inserir seu nome e, por fim, o Word vai aparecer com todas as barras e a configuração-padrão. Observe: se você tinha personalizações em seus menus e barras de ferramentas, vai precisar refazê-las.
Copiar e colar no PalmDesktop
Um truque para duplicar endereços no Palm
Quem usa o gerenciador de contatos (Address) no Palm conta com o recurso de duplicar registros. Basta clicar no menu Record e acionar a opção Duplicate Address. Esse recurso é especialmente útil, por exemplo, quando se deseja incluir no banco de dados as informações de uma pessoa que trabalha na mesma empresa de outra já cadastrada. Duplica-se um registro e editam-se apenas os campos diferentes: nome, telefone etc. No entanto, o comando de duplicação não existe no Palm Desktop, o aplicativo do Palm que roda no Windows. Uma forma indireta de reproduzi-lo é copiar o registro (Edit/Copy, ou botão direito/Copy) e depois colá-lo (Edit/Paste). Os correspondentes atalhos de teclado (Ctrl+C e Ctrl+V) também funcionam nesse caso.
Recupere no ZIP as pastas escondidas
Como descompactar arquivos ZIP que contêm diretórios
Um arquivo ZIP pode conter um programa e arquivos organizados em diretórios e subdiretórios. Na hora de descompactar, se essa estrutura não for mantida, o programa não vai funcionar corretamente. Isso ocorre, por exemplo, quando eles contêm referências aos diretórios. No WinZip, você pode verificar se o arquivo ZIP contém diretórios olhando a coluna Path, que normalmente fica escondida, à direita da janela principal do programa. Se você simplesmente selecionar os arquivos nessa janela e arrastá-los para fora (uma forma rápida de descompactação), vai extraí-los do pacote, mas sem a estrutura de diretórios. Para mantê-los organizados nas respectivas pastas, é obrigatório percorrer um caminho mais longo. Clique no botão Extract, na barra de ferramentas, indique o lugar onde os arquivos devem ser compactados e - atenção para o detalhe -, antes de dar OK, garanta que a caixa Use Folder Names esteja marcada.
Veja outras dicas sobre aplicativos em www.uol.com.br/ info/aberto/dicas