Tecnologia

Cabral irá alterar decreto que exigia dados dos manifestantes

São Paulo - O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) irá alterar o decreto que obrigava as teles e operadoras a fornecerem dados de seus usuários, em até...

Sérgio Cabral (Tânia Rêgo/ABr)

Sérgio Cabral (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo - O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) irá alterar o decreto que obrigava as teles e operadoras a fornecerem dados de seus usuários, em até 24 horas, para as autoridades fluminenses.

Segundo a Folha de S.Paulo, Cabral deve modificar o parágrafo que trata dos dados telefônicos e de internet. Ainda não foi informada qual será a redação do novo artigo.

De acordo com o decreto, as teles e operadoras deveriam fornecer dados de seus usuários para o governo do Rio. A medida seria uma forma de monitorar o uso de mensagens e redes sociais durante os protestos e obter os dados pessoais dos manifestantes. 

De acordo com os advogados ouvidos ontem pela INFO, o decreto era inconstitucional, pois violava a privacidade e o sigilo dos dados dos clientes das teles e operadoras.

A norma, que criou a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo, foi publicada ontem, após a onda de protestos na cidade do Rio de Janeiro. O governador é o principal alvo dos manifestantes.

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisTelecomunicaçõesJustiçaINFO

Mais de Tecnologia

Unitree anuncia novo robô humanoide de 1,8 metro e acelera plano de IPO na China

Galaxy S25 FE: o que tem no ‘premium mais barato’ da Samsung

Alibaba e JD disputam liderança em inteligência artificial na China

RadarFit leva tecnologia de bem-estar do Brasil para 14 países e inicia fase global de crescimento