Tecnologia

Buscapé anuncia fusão com Bondfaro

Sites de busca e comparação de preços continuarão operando separadamente, mas administração será unificada

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h35.

As empresas Buscapé e Bondfaro, especializadas em sites de busca e comparação de preços, comunicaram, nesta segunda-feira (29/5), sua fusão. Com o acordo, o Buscapé tornar-se proprietário dos dois sites www.buscape.com  e www.bondfaro.com.br), que continuarão operando separadamente. "Com esta fusão, nos fortalecemos para enfrentar a crescente concorrência dos sites de busca e dos grandes portais nacionais e estrangeiros", afirma o presidente do Buscapé, Romero Rodrigues. "A operação cria uma multinacional verde-amarela de tecnologia bem posicionada e capaz de competir no crescente mercado de publicidade online e comércio eletrônico da América Latina", completa o diretor-executivo do Bondfaro, Guilherme Pacheco.

Na prática, o negócio unificará a base de dados das duas empresas, que passarão a contar com o mesmo acervo de lojas e produtos. A plataforma integrada contará com 40 000 lojas listadas, entre virtuais e reais. Nessa troca de conteúdo, o Buscapé agregará 230 novas lojas. E o Bondfaro ganhará 2 200 estabelecimentos. Além disso, eliminando os produtos similares, o Buscapé ganhará 500 000 itens e o Bondfaro, mais de 9 milhões.

Criado em março de 2000, o Bondfaro possui dois escritórios - um no Rio de Janeiro e outro na Argentina -, e faturou 11,8 milhões de reais no ano passado. A receita vem do licenciamento da tecnologia de busca e comparação de preços para mais de 40 empresas, como Embratel, Philips, O Globo e Paraná Online. A base de clientes cadastrados atingiu 1,8 milhão de pessoas em 2005, e as buscas somaram 153 milhões. A empresa mantém sites de comparação de preços em operação na Argentina, Chile e México.

O Buscapé foi fundado em 1999 e faturou 18 milhões de reais em 2005. A empresa possui sites na Argentina, Chile, México e Colômbia. A companhia também vende plataformas de comércio eletrônico, ferramentas de busca e comparação de preços. A tecnologia é usada por empresas como Buscapreço Mastercard, Cidade Internet, Intel, Terra Chile, Terra México, Americanas.com e Magazine Luiza, entre outros.

Com a fusão, o quadro de acionistas do Buscapé passará a incluir os sócios da Great Hill, que possui 30% de seu capital desde o começo de 2006, os quatro sócios fundadores da empresa, os cinco fundadores e dois investidores que mantêm participação no Bondfaro.

Apenas como comparação, se a fusão já fosse válida no ano passado, as duas empresas teriam um total de 25 000 lojas cadastradas, frente a 3 500 em 2004, com 9 milhões de produtos disponíveis - o dobro do de 2004. O número de usuários mensais passaria de 8,263 milhões para 11 milhões na mesma base.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online