Tecnologia

Eletricista egípcio vira celebridade ao receber destaque no Google

Ainda não se sabe porque a página do eletricista é a primeira ocorrência do Google na busca pelo termo 'Google'

saber (Reprodução/Medium)

saber (Reprodução/Medium)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2015 às 08h43.

Imagine que toda vez que alguém procurar pela palavra "Google" dentro do próprio Google, o primeiro resultado seja seu perfil no Google+, sem que você nem ao menos saiba disso. Isso aconteceu com um eletricista egípcio chamado apenas de Sr. Saber.

Usuários do Google no Egito que procuram pela palavra "Google" no buscador encontram uma foto e o perfil da loja de Saber na rede social do Google. O estranho é que a empresa de Saber não inclui a palavra-chave "Google" e nem tem relação com a gigante mundial de tecnologia.

A página do Sr. Saber no Google+ recebeu mais de 3 milhões de visualizações, um sinal de que sua posição no ranking já está assim há algum tempo. No perfil, nada mais interessante do que fotos dos eletrodomesticos consertados, a maioria deles aparelhos de ar-condicionado.

Intrigado com a história, o egípcio Eyad Nour, que é marketeiro digital e dono do blog chamado BlogStart, resolveu investigar porque aquele senhor era o primeiro resultado do Google. Sem respostas, resolveu ligar para Saber. O mais incrível é que nem ele sabe que é a primeira coisa que as pessoas veem quando digitam "Google" no Google egípcio.

Nour reproduziu o diálogo no Medium:

- Olá, é o Sr. Saber?
- Sim, quem fala?
- Meu nome é Eyad Nour. Eu trabalho com marketing digital e percebi que você está em primeiro lugar no ranking do Google. Você sabia?
- Sim, muita gente me liga e diz que o Google fez uma página sobre mim.
- Não, eu falo do buscador do Google. Quando as pessoas procuram pela palavra "Google" você aparece em primeiro lugar. Você sabia disso?
- Não. Eu sei apenas que as pessoas me ligam e dizem que viram "meu Google"
- Você nunca fez nada para promover sua página?
- Que página?

A explicação inicial de Nour para o estranho acontecimento é um atributo presente na URL da página de Saber no Google+. "Eu acho que o "rel=contributor-to" pode estar afetando algo, eu nem sabia que esse atributo de valor existia. Eu não tenho certeza se é possível configurar manualmente isso no Google+ quando se escolhe a URL ou como esse valor é determinado (...) Aposto que essa técnica pode ser aplicada em outros sites, então espero que o Google entenda e conserte isso.", escreve um comentarista que prefere não ser identificado.

Outra hipótese, supostamente dada por um funcionário do Google, afirma que tudo não passou de um erro de algoritmo. Ele teria enviado o erro para a empresa, que já teria corrigido o problema. Mas o nome de Saber continua no topo da página do Google egípcio.

O fato é que Saber ficou famoso, após a história viralizar. Nour telefonou novamente para o eletricista, que disse estar muito contente com o "sucesso". E mais contente ainda por que já recebeu algumas ofertas de empresas que querem comprar sua página no Google Plus.

Fonte: Medium

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Google pode ter que vender Chrome para reduzir monopólio no mercado de buscas; entenda

Conheça a Lark: a nova aposta da ByteDance para produtividade no Brasil

O homem mais rico da Ásia anuncia planos para robôs humanoides em 2025

Gigante do TikTok, ByteDance atinge valor de US$ 300 bilhões, diz WSJ