EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.
As placas-mães da série D845, da Intel, projetadas para Pentium 4, apresentam um bug que permite acesso ao sistema mesmo quando existe uma senha gravada no BIOS.
Durante a inicialização de um micro com placa-mãe D845, é possível mudar o disco de boot, mesmo quando o sistema é protegido por senha. Basta pressionar F8 e o BIOS da D845 abre um menu, no qual se pode especificar outra mídia de inicialização, diferente da mídia-padrão (em geral, o drive C). Esse procedimento simples permite iniciar o sistema sem passar pela exigência de senha.
O alerta foi publicado no site da SecurityFocus, empresa especializada em segurança. Segundo o documento, vários modelos de placas-mães da série D845 (HV, PT e WN) são afetados pelo problema.
Uma forma de contornar a falha é definir uma senha de supervisor no BIOS do sistema e definir o nível de acesso do usuário para No Access . Além disso, no item Boot Device Priority, que define os discos que podem inicializar a máquina, deixe apenas a opção Hard Disk. Todas as outras (segundo disco rígido, CDs etc.) devem ser desabilitadas.
Claro, esta é uma solução quebra-galho. A solução, mesmo, é aguardar que a Intel publique um upgrade para o BIOS da placa, corrigindo esse ponto falho.