Tecnologia

Brinquedo high tech de Star Wars é controlado por app

Inspirado em um personagem do próximo filme da série Star Wars, o BB-8 pode ser controlado por um app de smartphone e é inteligente

BB-8: robô pode ser controlado por aplicativo instalado no smartphone (Divulgação/Sphero)

BB-8: robô pode ser controlado por aplicativo instalado no smartphone (Divulgação/Sphero)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 3 de setembro de 2015 às 17h14.

São Paulo – Um brinquedo cheio de tecnologia inspirado em um personagem do próximo filme da série Star Wars está fazendo sucesso na internet. Ele é uma cópia do robozinho BB-8, que deve aparecer no filme Star Wars – O Despertar da Força, que será lançado no final deste ano.

O brinquedo será fabricado pela empresa Sphero. Ele seguirá um modelo já fabricado e vendido pela empresa atualmente, mas trará um design novo.

Os brinquedos da empresa usam uma porção de técnicas de mecânica e conexão para funcionar. Eles são como pequenas bolas que podem se movimentar sozinhas. A conexão é feita com um smartphone usando um app da empresa – essa ligação é feita usando Bluetooth.

A versão especial do BB-8 será também poderá ser controlada usando um aplicativo. A empresa afirma que o brinquedo terá bateria para até 60 minutos de uso – a carga é feita usando um carregador por indução.

Para se movimentar, o robô usa aceleração por giroscópios. Você pode ver o brinquedo em ação em um vídeo no final deste texto.

Mas parte da diversão com o BB-8 fica por conta da interação com o aplicativo. Nele, é possível dar ordens em voz para o brinquedo, algo como BB-8, vá para frente.

Toda a movimentação do robô é feita usando o aplicativo. Ele ainda tem uma função que possibilita que um caminho pré-definido seja feito. Depois disso, o robô faz o trajeto de forma automática.

Uma última função bem bacana é de hologramas. Nos filmes da série, robôs como ele (ou como o R2-D2)  são capazes de transmitir mensagens. O app usa uma técnica de realidade aumentada.

Um vídeo deve ser previamente gravado. Depois, basta mirar no robô e a tela do smartphone (ou tablet) faz uma simulação, como se o BB-8 estivesse mostrando um holograma.

O brinquedo ainda está em pré-venda nos Estados Unidos. Seu preço sugerido é de 150 dólares.

Veja a seguir um vídeo mostrando o BB-8:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AppsBrinquedosDesignIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos