Tecnologia

Briga de prints

Testamos quatro modelos a jato de jato de tinta que combinam qualidade e preço razoável

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.

Em computação, muita máquina deve ser escolhida como se escolhe médico: sem olhar só para o preço. As impressoras encabeçam a lista desse tipo de produto. Para descobrir as melhores opções para casa e pequenos escritórios, INFO fugiu dos equipamentos muito baratos, que decepcionam quem exige impressões de boa qualidade, e das impressoras topo de linha, que escapam do alcance do consumidor comum.

Examinamos quatro modelos com resolução mínima de 2 880 por 720 dpi e preço acima de 350 reais. Nessa faixa, há bons achados atualmente. Testamos a impressora 930C (499 reais), da HP, a C60 (399 reais), da Epson, e a Z43 (399 reais) e a Z52 (499 reais), ambas da Lexmark. Um detalhe sobre os modelos da Lexmark: o Z43, além de mais barato, é melhor e mais recente que o Z52. Mistérios das tabelas de preços...

Considerando velocidade, qualidade de imagem e qualidade de texto, quem se saiu melhor foi a 930C, da HP, a escolha de INFO. A segunda colocada foi a C60, da Epson, e a terceira, a Z43, da Lexmark. A 930C brilhou em impressão de fotos, com uma ótima fidelidade de cores e reprodução de tonalidades, texturas e luminosidades, apesar de não ser uma máquina especializada em impressão de fotos.

A 930C também foi a mais veloz no trabalho com imagens. A mesma foto impressa no modelo da HP em quatro minutos e 40 segundos exigiu seis minutos e 17 segundos da impressora C60, da Epson, a segunda mais rápida, e nove minutos e 18 segundos na Z52, da Lexmark, a mais lenta. Mas a longa espera no caso da Z52 foi amenizada pelo resultado final. A qualidade das imagens impressas pela Z52, assim como as produzidas com o outro modelo da Lexmark, a Z43, foi muito satisfatória. As fotos ficaram melhores que as produzidas com a Epson C60, que saíram um tanto escurecidas.

A C60 tem uma vocação clara: impressão de textos. Prova disso é a sua grande velocidade nesse trabalho. A C60 imprime dez páginas de texto em dois minutos cravados, 31 segundos a menos que a concorrente mais próxima, a Z43. Já a lanterninha na impressão de textos foi a 930C, a vencedora do teste, que demorou quatro minutos e vinte segundos, mais do que o dobro do tempo gasto pela C60.

Os usuários que não abrem mão de um serviço de suporte que não os deixe falando sozinhos na hora do sufoco podem ficar tranqüilos independentemente do equipamento escolhido. Todas as impressoras testadas tiveram um acréscimo de meio ponto à nota final graças ao resultado favorável obtido pela Epson, HP e Lexmark na pesquisa anual realizada por INFO para verificar a qualidade dos serviços de suporte e assistência técnica das empresas.

Veja o teste do INFOLab

Veja mais impressoras a jato de tinta em pp.uol.com.br/ info/produtos

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Startup com tecnologia que detecta câncer de pele recebe investimento de US$ 260 milhões

Desenvolvimento de jogos para PCs atinge 80% e supera consoles

ChatGPT passa por instabilidades nesta quinta-feira

Instagram cria novo recurso que pode revelar suas curtidas