Tecnologia

Brics consideram espionagem espécie de terrorismo, diz Kremlin

Em reunião informal do grupo durante a cúpula do G20, Brics compararam a espionagem ao terrorismo

espionagem (Reprodução)

espionagem (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2013 às 11h16.

São Petersburgo - Os países dos Brics, grupo de nações emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, criticaram com dureza a espionagem de suas ligações telefônicas e de mensagens eletrônicas praticadas por agências de inteligência, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Em reunião informal do grupo durante a cúpula do G20, que está sendo realizada em São Petersburgo, estes países chegaram a comparar a espionagem ao terrorismo.

"Foi expressada uma postura muito dura perante a espionagem de alguns países contra os países dos Brics", afirmou o porta-voz do governo russo. "É preciso buscar equilíbrio na liberdade da internet".

A presidente Dilma Rousseff, que se encontrou hoje em São Petersburgo com o presidente americano, Barack Obama, cancelou a viagem aos Estados Unidos de uma equipe do governo que iria preparar sua visita a Washington prevista para 23 de outubro.

Segundo revelações feitas recentemente pelo jornalista americano Gleen Greenwald com base em documentos do ex-prestador de serviços da CIA Edward Snowden, a Agência de Segurança Nacional dos EUA espionou as ligações e e-mails de Dilma.

O governo brasileiro afirmou que a visita não está suspensa, mas ainda permanecem dúvidas se a viagem realmente irá acontecer.

Acompanhe tudo sobre:EspionagemEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não