Tecnologia

Brasileiros são inexperientes com smartphones

Pesquisa revelou que 70% dos brasileiros compraram seu primeiro dispositivo há menos de 6 meses e que o Facebook é o app mais usado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 14 de maio de 2013 às 14h23.

São Paulo – Pesquisa apontou que 70% dos brasileiros adquiriram seu primeiro smartphone há menos de seis meses e, quando se fala em apps, estariam dispostos a pagar entre 27 e até 93 reais por pacotes de apps pré-instalados. Isso acontece porque, segundo a análise da Qualcomm, realizada junto ao IBOPE, há a falta de conhecimento dos brasileiros em relação ao universo dos dispositivos móveis.

Tal desconhecimento pode ser notado na maneira conservadora com a qual os brasileiros utilizam seus recém-adquiridos smartphones. A maioria concentra o uso do dispositivo a atividades corriqueiras como comunicação e acesso às redes sociais. 92% dos entrevistados mencionou o ato de fazer e realizar ligações como a tarefa mais realizada.

Em segundo lugar está o acesso às redes sociais, com 80%. Atividades como ouvir música (77%), enviar e receber mensagens (75%), realizar pesquisas na internet (71%) e responder e-mails também foram citadas como as mais realizadas pelos usuários. Já tarefas como compras e transações bancárias foram mencionadas por apenas 12 e 27% dos entrevistados.

Além disso, outro ponto no qual os brasileiros ainda engatinham é em relação aos apps. Esta lista não mostra muitas surpresas: o primeiro lugar fica nas mãos da maior rede social do planeta, Facebook, com 65%. Na segunda colocação, a ferramenta de buscas do Google, com 33%. O terceiro lugar foi ocupado pelo Gmail e Hotmail, empatados com 23%. A quarta posição fica com o YouTube, 21%.

Mas a falta de experiência dos brasileiros em relação aos smartphones não significa que não têm interesse em conhecer novidades. De acordo com a pesquisa, usuários acessam até uma vez por semana lojas virtuais como App Store e Google Play em busca de novos apps para download. Destes brasileiros, 51% correspondem a homens entre 18 e 35 anos e das classes B e C.

Ainda segundo o estudo, 39% dos entrevistados prefere conhecer os apps diretamente em pontos de venda de dispositivos. Em relação ao processo de compra dos aplicativos, 19% dos brasileiros declararam que preferem ver o app em ação na tela do smartphone antes de realizar o download. Para 17%, contudo, uma conversa com um vendedor seria suficiente.

Acompanhe tudo sobre:AppsIndústria eletroeletrônicaInternetRedes sociaisSmartphones

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump