Tecnologia

Brasileiros batem recorde de uso da internet

Número de usuários permanece estável em 6% da população brasileira, segundo levantamento do Ibope/NetRatings

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h23.

Os internautas brasileiros navegaram 14 horas e 57 minutos em março, o maior tempo já registrado pelo IBOPE/NetRatings. Em fevereiro, o tempo de uso foi de 13 horas e 13 minutos, quase idêntico ao de março do ano passado (13 horas e 14 minutos). O número de usuários ativos permaneceu estável em 11,03 milhões, pouco mais de 6% da população brasileira.

O instituto de pesquisas também verificou que os sites de comunidades (como o Orkut; leia reportagem de EXAME) respondem por 19,5% do tempo total de uso da internet nas residências. A medição da empresa considera apenas o uso da rede por usuários domésticos. "Verificamos que a rede é muito mais que um meio de fornecimento de conteúdo", afirma Marcelo Coutinho, responsável pela elaboração do estudo. "A evolução tecnológica está transformando a Web em um suporte para o reforço ou estabelecimento de laços sociais."

Os sites de e-mail, como Hotmail ou BOL, consomem 12,4% do tempo dos usuários; os de bancos e serviços financeiros, 6,1%. Entre os adultos com mais de 25 anos, os sites de maior afinidade (isto é, os que apresentam um número de visitantes acima da média para determinada faixa etária) são os de empregos e financeiros. Os chamados "jovens adultos" (18 a 24 anos) demonstram maior afinidade com serviços de envio de mensagens de texto da web para o celular.

O instituto de pesquisas também verificou aumento em 2004 de 20% no uso residencial de banda larga (tecnologia indutora da disseminação das tecnologias de informação, diz reportagem da The Economist).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

TikTok segue indisponível nas lojas de aplicativo dos EUA mesmo após liberação de Trump

A curiosa bateria nuclear chinesa que tem o tamanho de uma moeda e pode durar 50 anos

Para trazer mamute extinto de volta, startup recebe US$ 200 milhões em investimento

Brasil questiona mudanças na moderação de conteúdo da Meta em audiência pública com big techs