Tecnologia

Brasileiro cria app para denunciar abuso sexual no metrô

Aplicativo gratuito está disponível para Android e iOS


	Metrô: habitantes de São Paulo podem usar app para denunciar abuso
 (Getty Images)

Metrô: habitantes de São Paulo podem usar app para denunciar abuso (Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 20 de outubro de 2015 às 04h56.

São Paulo – Um desenvolvedor brasileiro criou um aplicativo gratuito para denunciar casos de abuso sexual no metrô e na CPTM em São Paulo.

Após observar recorrentes notícias sobre abuso sexual no transporte público na capital paulista, Renato Sanches começou a trabalhar no aplicativo chamado HelpMe, disponível para Android e iOS

"Constantemente eu, meus pais, minha irmã e minha namorada víamos e ouvíamos  as reportagens nos telejornais, no radio e na internet, as manifestações das mulheres, desabafos em redes sociais e em paralelo eu vinha estudando o mercado de mobilidade, foi quando tive um insight 'Em uma situação de risco as pessoas podem não ter tempo para digitar a mensagem e/ou lembrar o número do SMS Denúncia'”, conta Sanches, em entrevista a EXAME.com.

Com poucos toques, o usuário manda uma mensagem de texto de emergência para o número de denúncia do metrô ou da CPTM, informando que está sofrendo abuso. Se houver tempo disponível, é possível incluir o número do vagão para facilitar a localização pelos funcionários da estação seguinte.

O app conta também com uma sirene que pode ser usada para chamar a atenção das pessoas ao redor, caso necessário.

"Além do abuso sexual, as pessoas também podem fazer denúncias de outros tipos como furto, roubo, pedinte, vandalismo entre outros, mas o foco do HelpMe é ajudar a combater e inibir o abuso sexual”, disse Sanches.

Apesar do aplicativo ser gratuito, os SMS enviados por meio dele são cobrados normalmente.

Acompanhe tudo sobre:AppsEmpresasEstatais brasileirasEmpresas estataisSmartphonesIndústria eletroeletrônicacidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalmobilidade-urbanatransportes-no-brasilTransporte públicoCPTMMetrô de São Paulo

Mais de Tecnologia

Singapura desbanca a Suíça e lidera o ranking global de talentos em 2025

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação