Tecnologia

Brasil terá de esperar pelo iPhone 3G

Em evento nos Estados Unidos, presidente da Apple, Steve Jobs, anuncia o novo aparelho e prevê para julho o lançamento em 22 países; brasileiros terão de esperar segunda leva do lançamento

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h32.

O novo iPhone, tão aguardado smartphone da Apple, chegará ao Brasil já em versão 3G, segundo revelou Steve Jobs, presidente da companhia, durante o evento WWCD (Worldwide Developers Conference), realizado nesta segunda-feira (09/06), em San Francisco. Mas os consumidores brasileiros vão ter de esperar para colocar as mãos em um dos aparelhos de consumo mais desejados do mundo.

"[Serão] 70 países neste ano. Vamos começar com 22 dos maiores, levando o iPhone 3G ao mesmo tempo nesses países em 11 de julho", disse Jobs no anúncio, feito no início da tarde, horário brasileiro. Apesar de ser o sexto maior mercado de telefonia móvel do mundo com quase 128 milhões de aparelhos, o Brasil ficou de fora da primeira lista apresentada pela Apple.

Na América Latina, o aparelho será distribuído pela América Móvil (Claro, no Brasil). Somente o mercado mexicano vai recebê-lo no próximo mês. Os brasileiros terão de esperar um período ainda indeterminado. A Claro não divulgou a data de início das vendas. Entre os países que já terão o aparelho 3G em julho estão Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Irlanda, Portugal, Suécia e Reino Unido.

O preço máximo estimado para o iPhone ao redor do mundo será de 199 dólares para o modelo de 8GB de armazenamento, informou Jobs.

Novidades em software

Entre as funcionalidades do novo aparelho estão o GPS incluído - com a possibilidade de mapeamento e rastreamento em tempo real - e a capacidade de 5 a 6 horas para navegação na internet em alta velocidade. Segundo Jobs, o iPhone 3G consegue abrir um arquivo anexado em 5 segundos, bem mais rápido do que os 18 segundos exigidos pela tecnologia anterior EDGE, ou 2G.

O iPhone 3G também atendeu parte da demanda do usuários corporativos, e já tem suporte completo para correio eletrônico Exchange, usado na maioria das grandes empresas, e para acesso às redes corporativas, fruto de uma parceria com a Cisco. A bateria tem duração de 300 horas em modo de espera e 5 horas em conversação 3G - mais do que os telefones tradicionais, que segundo Jobs, suportam até 3,5 horas nesse modo. O aparelho tem capacidade de reprodução de 7 horas para vídeo e até 24 horas de áudio.

Durante o evento, Steve Jobs também apresentou parcerias que renderam mais aplicativos e melhoraram a experiência de navegação do usuário do iPhone. Entre elas está o acordo com o eBay, para consulta de leilões virtuais, Associated Press, para visualização de fotos e vídeos, e Moo Cow Music, que recria na tela do aparelho diversos instrumentos musicais, como o teclado de um piano.

O iPhone 3G também traz a plataforma de software iPhone 2.0 e a nova App Store, acesso à loja virtual de aplicativos. Ela estará disponível em 62 países - simultaneamente ao aparelho, a partir de 11 de julho - e servirá como uma central de download e venda de várias categorias de aplicativos, como jogos, notícias, esportes e viagem.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa

Estamos perto de um mundo sem senhas, diz Ann Johnson, da Microsoft

BYD supera Tesla em receita trimestral: expansão de veículos e controle de custos

Miopia no balanço: divisão de óculos de VR de Zuckerberg amargou prejuízo de US$ 4,4 bi