Tecnologia

Netflix já tem mais assinantes no Brasil do que a TV a cabo, diz estudo

Pela primeira vez, streaming ultrapassou o setor de TV a cabo, que sofre com a crise econômica e com a competição a custos reduzidos

Netflix: serviço passou o número de assinantes de TV a cabo pela primeira vez, diz análise (Leandro Fonseca/Exame)

Netflix: serviço passou o número de assinantes de TV a cabo pela primeira vez, diz análise (Leandro Fonseca/Exame)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 28 de agosto de 2020 às 16h29.

Última atualização em 28 de agosto de 2020 às 17h43.

O número de assinantes do serviço de streaming Netflix ultrapassou o de TV a cabo, segundo analistas da Bernstein, uma empresa de pesquisas de Wall Street.

Segundo a consultoria, no final de junho havia cerca de 17 milhões de assinaturas da Netflix no país, o que torna o Brasil o segundo maior mercado da empresa fora dos Estados Unidos, onde a empresa anunciou ter 60 milhões de assinantes em outubro de 2019. Também em junho, a Netflix teria ultrapassado o número de assinantes de TV a cabo — um novo marco para o segmento, que vem perdendo assinantes em meio à crise econômica e desemprego.

Segundo a Bernstein, um dos motivos para a companhia estar conquistando tantos assinantes no Brasil é que "provê um produto superior por um quarto do preço da TV paga". Os analistas afirmam que há interesse por pagar pelo serviço de streaming no país: apesar de a Netflix ter aumentado o valor do plano básico 5 vezes desde 2011, o crescimento no mercado brasileiro aconteceu apesar disso.

A análise também apontou que a competição não desacelerou a empresa, que viu GloboPlay e Amazon Prime Video entrarem no mercado com preços menores, o que sugere, inclusive, que a precificação da Netflix é referência no país. A entrada de novos competidores, como Disney+, demonstra que ainda há espaço para crescer.

Outro ponto abordado pela Bernstein é o padrão de consumo de conteúdo no Brasil: seis dos dez títulos mais vistos semanalmente entre março e agosto são de língua inglesa, seguidos por espanhol — provavelmente com séries como A Casa de Papel e o filme O Poço —, e depois português, o que sugere que há espaço para explorar mais títulos em língua nacional.

 

 

Acompanhe tudo sobre:NetflixTV a cabo

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony