Tecnologia

Brasil tem 50 milhões de computadores em uso

Pesquisa da FGV mostra que, desde o início da década, o parque de máquinas triplicou no país e que empresas estão investindo cerca de 6% em tecnologia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.

O Brasil atinge, neste mês de maio, a marca de 50 milhões de computadores em uso, volume que leva em consideração as máquinas instaladas tanto em residências quanto nas empresas. O número representa crescimento de mais de 200% sobre o início da década, revelou nesta quinta-feira (08/5) a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp).

De acordo com o levantamento, só no ano passado foram vendidos 10,5 milhões de equipamentos e a previsão para 2008 é de crescimento de 28% nesse volume - ou 13,44 milhões de PCs. Até 2012, o país deverá atingir 100 milhões de computadores.

No segmento corporativo, o estudo mostrou que as empresas gastaram e investiram 5,7% de sua receita líquida em tecnologia da informação (TI) no ano passado, sendo a maior parte da verba canalizada para serviços. Entre grandes e médias empresas, 40% dos investimentos totais foram canalizados para tecnologia, valor inferior ao dos Estados Unidos (55%) e da Europa (45%).

"Embora fique atrás em nível de investimento, o Brasil está acima da média mundial em infra-estrutura e uso de computadores entre as empresas. Entre as 500 maiores empresas, o país não deve nada ao exterior. O problema de maturidade do parque computacional acontece quando descemos na pirâmide, para empresas menores", diz Fernando Meirelles, professor responsável pelo estudo.

Na avaliação de software, a pesquisa mostrou que 92% das empresas utilizam tecnologia Microsoft nas estações de trabalho. Nos servidores, sistemas Linux detêm 18% e o Windows, 65%. Entre os sistemas de gestão empresarial (ERP) mais utilizados, a Totvs é a líder, com 24% de participação, à frente da SAP (23%), Oracle (17%) e Datasul (16%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos