EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h19.
A Brasil Telecom apresentou nesta segunda-feira (31/7) o Telefone Único, um aparelho que funcionará com linhas fixa e móvel ao mesmo tempo. Os principais consumidores do produto serão pequenas empresas e clientes residenciais, de acordo com a companhia, que promete uma economia de mais de 80% nas ligações locais para telefones fixos.
Segundo a Brasil Telecom, o serviço opera por meio da tecnologia bluetooth e de um aparelho celular especial, que deve ser conectado a um ponto de acesso. Dentro de um raio de 100 metros do ponto, o telefone funcionará como móvel ou fixo - a escolha será feita automaticamente por um software. Fora desse alcance, o aparelho operará sempre como móvel, com tecnologia GSM.
Os primeiros telefones serão comercializados a partir de 3 de agosto no Distrito Federal e nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Ainda em agosto, o aparelho poderá ser encontrado também em Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Acre e Rondônia.
Tanto o ponto de acesso quanto o aparelho celular adequado ao serviço foram desenvolvidos em parceria com a Motorola. A Brasil Telecom possui atualmente 10,8 milhões de linhas fixas instaladas.