EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.
O Brasil superou, pela primeira vez, a marca dos 14 milhões de internautas residenciais em março. Segundo o Ibope/NetRatings, no mês passado, 14,1 milhões de pessoas acessaram a web a partir de seus computadores domésticos - o número é 6,5% maior que o de fevereiro.
De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, em março, o número de domínios ".br" alcançou 899 044, contra 880 782 no mês retrasado. No acumulado de 12 meses, houve um incremento de 21,7%.
Um dos destaques de março foi a categoria de sites e portais de viagens e turismo, que atraiu cerca de 3,1 milhões de usuários - 48% mais do que em fevereiro. O dólar barato, o maior número de promoções das companhias aéreas e a aproximação da Copa do Mundo são os principais fatores para o aumento dos acessos a esse tipo de conteúdo.
O país também bateu seu recorde de tempo de navegação. Na média, cada usuário residencial gastou 19 horas e 24 minutos na rede. Esse tempo só foi superado pelo dos franceses - 19 horas e 28 minutos, também recorde para aquele país. Segundo Marcelo Coutinho, diretor-executivo do Ibope Inteligência, o que estimulou a navegação foi o crescimento das comunidades virtuais, categoria que engloba sites de relacionamento, blogs, fotoblogs e videoblogs. Essa categoria atingiu 3 horas e 46 minutos de uso individual no mês passado, mais que o dobro da 1 hora e 47 minutos de março de 2005. Além disso, 74% dos internautas domicilares brasileiros acessaram páginas do gênero no último mês.
Para Coutinho, o avanço das tecnologias de navegação e montagem de comunidades virtuais, bem como a expansão da banda larga no país, estimularam os brasileiros a oferecer mais conteúdo pessoal na internet. Outros países com elevado interesse por esses conteúdos são a França e o Japão, ambos com 68% de seus internautas acessando páginas do tipo.