Tecnologia

Brasil lidera pedidos para suspensão de contas no Twitter

Relatório que mostra números de pedidos judiciais de dados de usuários e suspensão de contas de 2013 foi divulgado hoje

Relatório de transparência: no total, os governos nacionais enviaram 60 pedidos de remoção de tweets ou suspensão de contas nos últimos seis meses (Reprodução)

Relatório de transparência: no total, os governos nacionais enviaram 60 pedidos de remoção de tweets ou suspensão de contas nos últimos seis meses (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2013 às 14h45.

São Paulo - O Twitter divulgou hoje uma nova versão de seu relatório de transparência, que mostra os números de pedidos judiciais de dados de usuários e suspensão de contas que a rede social recebeu no primeiro semestre de 2013.

De acordo com o relatório, o Brasil foi o líder em pedidos judiciais para a suspensão de contas, com nove requisições oficiais.

No total, os governos nacionais enviaram 60 pedidos de remoção de tweets ou suspensão de contas nos últimos seis meses.

Mas, segundo a rede social, apenas quatro contas foram efetivamente bloqueadas no mundo todo.

O relatório divulgado também mostra que houve crescimento no número de pedidos de dados pessoais dos usuários do Twitter.

1 157 requisições desse tipo foram feitas no primeiro semestre de 2013, sendo que 902 deles foram feitos pelos Estados Unidos. O Brasil é o quarto colocado dessa lista, com 22 pedidos de informações pessoais de usuários da rede social.

No primeiro relatório divulgado após o escândalo de espionagem da NSA ser revelado por Edward Snowden, o Twitter lamentou ainda não ter condições de separar esses pedidos em uma categoria exclusiva.

"Acreditamos que é importante publicar os pedidos feitos pelas agências de segurança nacionais separados dos pedidos que não são secretos, mas não conseguimos estabelecer essa métrica a tempo", afirmou Jeremy Kessel, diretor jurídico do Twitter.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasRedes sociaisInternetgestao-de-negociosTwitterTransparência

Mais de Tecnologia

Databricks entra para o seleto clube das empresa privadas que valem US$ 100 bi

ChatGPT caiu? IA enfrenta instabilidade há mais de uma hora nesta quarta-feira, 20

Avaliada em US$ 42 bi, Canva reacende rumores de IPO após estreia da rival Figma

Samsung ou Apple: qual vale mais a pena em 2025?