Tecnologia

Brasil é superado por 17 países em adoção de redes sociais

Segundo levantamento, país ocupa 18ª colocação no uso de redes sociais entre países emergentes

No Brasil, 15% das pessoas têm um smartphone e 49% usam a internet. Delas, 73% usam redes sociais (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

No Brasil, 15% das pessoas têm um smartphone e 49% usam a internet. Delas, 73% usam redes sociais (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 14 de fevereiro de 2014 às 12h28.

São Paulo – De acordo com um relatório da Pew Research, 15% dos brasileiros têm um smartphone. Os números foram publicados em um estudo sobre uso da internet em países emergentes. A pesquisa, realizada em 24 países, mostra o comportamento dos usuários de internet.

A pesquisa quebra a ideia de que o brasileiro é um povo apaixonado por redes sociais. Segundo o relatório, o país está em 18º lugar na porcentagem de usuários de internet que usam redes sociais.

Entre os brasileiros que têm acesso à internet, 73% usam redes sociais. O primeiro colocado nessa lista é o Egito, com 88% dos usuários de internet conectados a redes sociais.

A faixa etária com maior parcela de uso de sites como o Facebook e o Twitter no Brasil são os jovens de 18 a 29 anos. Nessa faixa, 72% dos que têm acesso à internet usam as redes. A menor incidência é entre pessoas maiores de 50 anos, com apenas 18%.

//e.infogr.am/usuarios-de-redes-sociais-por-pais

Os mais sociais | Create Infographics

Os jovens mais conectados em redes sociais no mundo são os chineses, argentinos e russos. Nesses países, 92% das pessoas de 18 a anos e que tenham acesso à internet usam 29 redes sociais.

No Brasil, o principal uso para as redes sociais é se conectar com outras pessoas. Ao todo, 96% dos usuários usam as plataformas para conversar com amigos e familiares.

Quando o assunto é acesso diário à internet, os brasileiros ocupam a 11ª posição. Dois terços dos brasileiros que entram na internet acessam-na pelo menos uma vez por dia. O número é baixo se comparado com o líder nesse ranking. No Líbano, 90% dos usuários acessam diariamente conteúdos online.


O uso dos smartphones

O relatório evidencia que, além de ligações, o maior uso em celular ainda é para enviar mensagens SMS. No Brasil, 70% dos donos de celulares usam o aparelho para isso.

A quantidade de pessoas que usam o aparelho para tirar fotos e gravar vídeos está próxima, no entanto, 62% das pessoas fazem essas atividades. Em nenhum dos países pesquisados o uso de SMS foi superado por outra atividade.

//e.infogr.am/para-que-o-brasileiro-usa-seu-smartphone

Curiosidade africana

Os países africanos pesquisados usam a internet móvel para um ponto especial: realizar pagamentos.

Devido a um sistema bancário muito mais frágil do que na América Latina ou na Ásia, criou-se essa peculiaridade. Nesses continentes, a média de uso de celulares para realizar transações bancárias é de 8%. O Quênia, país com maior incidência de pagamentos por celular, o número chega a 68%.

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaInternetPaíses emergentesSmartphones

Mais de Tecnologia

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'