Tecnologia

Brasil dá por superado pedido de asilo de Snowden

São Paulo - O chanceler Antonio Patriota, deu nesta terça-feira como 'superado' o caso do pedido de asilo do ex-técnico da CIA Edward Snowden, que denunciou praticas...

Antonio Patriota (Reprodução)

Antonio Patriota (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo - O chanceler Antonio Patriota, deu nesta terça-feira como "superado" o caso do pedido de asilo do ex-técnico da CIA Edward Snowden, que denunciou praticas de espionagem aplicadas pelos Estados Unidos.

Em um encontro com correspondentes estrangeiros em São Paulo, o ministro disse que o Brasil recebeu formalmente a solicitação de Snowden, que está na zona de trânsito do aeroporto de Moscou, mas respeitou uma "decisão adotada pela Cúpula do Mercosul sobre reconhecimento universal de asilo".

O chanceler disse que, para o Brasil, o pedido "é um assunto superado", embora se "solidarize" com Equador, Bolívia e Venezuela, países que manifestaram a intenção de aceitar o pedido de asilo do ex-técnico.

Patriota admitiu que as denúncias de Snowden tiveram um "impacto", sem detalhar o grau, nas relações dos Estados Unidos.

Por outro lado, o chanceler declarou que o Brasil "investiga" a suposta inspeção de um avião brasileiro por parte de agentes bolivianos no qual se suspeitava que viajava o senador opositor do país andino Roger Pinto, refugiado há mais de 13 meses na embaixada do Brasil em La Paz.

Patriota esclareceu que se o fato efetivamente ocorreu, foi em outubro de 2011, sete meses antes de Roger Pinto entrar na embaixada e de receber o status de asilado.

Roger Pinto, que permanece na legação desde o dia 28 de maio de 2012, alega que é vítima de "perseguição política" por acusar de corrupção e de conivência com o narcotráfico o governo de Evo Morales.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEdward SnowdenEspionagemINFO

Mais de Tecnologia

Aplicativo de namoro desativa função após vazamento 'gigante' de mensagens sobre infidelidade

Opera denuncia Microsoft ao Cade por conduta anticompetitiva no navegador Edge

Anthropic negocia nova rodada de financiamento de até US$ 5 bi e pode triplicar valor de mercado

O que aconteceu com a CCE? Marca de eletroeletrônicos chegou a vender notebooks antes de sumir