Tecnologia

Brasil bate recorde de navegação na internet entre usuários residenciais

Em junho, 11,55 milhões de brasileiros acessaram a rede mundial de computadores a partir de seus domicílios, número 0,3% maior que o do mês anterior

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.

O Brasil foi recordista de tempo de navegação na internet por usuários residenciais em junho. No mês passado, 11,55 milhões de brasileiros acessaram a rede a partir de seus domicílios, número 0,3% maior que o de maio. Cada internauta residencial navegou, em média, 16 horas e 54 minutos na rede. Trata-se do maior tempo já registrado pela medição do Ibope/NetRatings desde o início da pesquisa, em setembro de 2000 (veja tabela abaixo com o ranking dos países que mais acessaram a rede em junho).

De acordo com Alexandre Sanches Magalhães, analista de internet do Ibope/NetRatings, o perfil dos usuários brasileiros ajuda a explicar porque o país tornou-se recordista em acesso residencial. "Nossa internet tem mais usuários jovens que a de outros países, o que significa mais pessoas que cresceram ou entraram na fase adulta já sob a era da informática", diz. A expansão dos serviços de banda larga também favorece o incremento do tempo de navegação.

Em junho, a categoria de portais, buscadores e comunidades continuou liderando o número de acessos no Brasil. Esse grupo foi procurado por 88,7% dos usuários domésticos. Outro tipo de serviço com forte procura foi o de telecomunicações e serviços de internet, que reúne os sites das operadoras de telefonia móvel, e-mails e comunicadores instantâneos. Essa categoria foi acessada por 85,6% dos entrevistados.

"Os internautas residenciais brasileiros têm uma característica muito forte, que é a procura dos mecanismos de comunicação na internet", afirma Magalhães. Segundo o analista, esses números deveriam despertar mais o interesse do mercado publicitário, já que significa que a rede atrai mais a atenção dos brasileiros do que, provavelmente, os meios impressos e o cinema. "Mais de 11 milhões de pessoas gastam cerca de meia hora por dia na internet", diz.

Brasil lidera acesso residencial à internet em junho
País Tempo médio por internauta residencial
Brasil 16h54m23s
França 15h40m59s
Japão 15h35m03s
Estados Unidos 14h46m56s
Espanha 14h41m00s
Fonte: Ibope/NetRatings
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?