Tecnologia

Brasil e Argentina fazem acordo de software e domínios da internet

O acordo foi firmado em Buenos Aires pelo diretor da NIC Brasil, Demi Getschko, considerado o pai da internet no Brasil

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2010 às 22h53.

Buenos Aires - Argentina e Brasil assinaram hoje um acordo de cooperação tecnológica que estabelece uma política comum em matéria de software e na administração de domínios na internet, informaram fontes oficiais.

O acordo foi firmado em Buenos Aires pelo diretor da NIC Brasil, Demi Getschko - considerado por alguns o 'pai' da internet no Brasil - e pelo subsecretário Legal, Técnico e Administrativo da Chancelaria argentina, Eduardo Villalba.

Segundo comunicado da Chancelaria argentina, esse convênio "significa um avanço na integração política regional e uma continuação das políticas de software livre levadas adiante" pela Argentina.

O acordo tem por objetivo constituir as bases e princípios de uma política comum na integração dos domínios ".com" entre os escritórios de administração e outorgas de domínio NIC do Brasil e da Argentina - dependente da Chancelaria.

Os dois países somam mais de 80% dos domínios ".com" da América Latina.

O acordo assinado hoje busca melhorar os procedimentos já existentes para o registro e a administração de nomes de domínios na internet.

Por este convênio, os dois países se comprometem a fornecer em seus respectivos centros de cômputos o espaço físico, acesso à internet, condições ambientais e alimentação elétrica necessária para que a outra parte possa instalar os equipamentos necessários ao serviço de DNS (Domain Name System, em inglês) secundário.

Além disso, desenvolverão atividades de colaboração, assistência técnica e capacitação em áreas de mútuo interesse e promoverão atividades e ações para edificar a estrutura da internet entre os dois países.

Ambos também trocarão informações estatísticas sobre os registros e usos da internet, com o objetivo de elaborar, desenvolver e implementar estratégias conjuntas sobre mudanças normativas, modificação nos sistemas informáticos de registro e gestão estratégica de recursos.

Leia mais notícias sobre tecnologia

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:InternetAmérica LatinaDados de BrasilArgentina

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite