Tecnologia

Bota com GPS delatou liderança das Farc

Dispositivo ajudou a identificar e matar Jorge Briceño, um dos principais líderes das milícias revolucionárias na Colômbia

Jorge Briceño: GPS oculto na sola da bota (.)

Jorge Briceño: GPS oculto na sola da bota (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - O Exército colombiano apresentou, esta semana, o principal recurso tecnológico usado para identificar e matar um dos principais líderes das Farc, o guerrilheiro Jorge Briceño: um dispositivo GPS.

O trabalho começou há um ano quando militares conseguiram interceptar conversar por rádio entre líderes das Farc. Nos diálogos, Briceño pedia a companheiros que lhe comprassem botas especiais para diabéticos. Pessoas que sofrem de diabetes muitas vezes precisam de calçados especiais para auxiliar na circulação de sangue nos pés.

O Exército conseguiu, então, fornecer a militantes das Farc botas especiais, porém com um chip GPS instalado no solado das botas. Sempre que Briceño se deslocava a céu aberto era possível ver, via satélite, sua localização exata.

Na madrugada de quinta para sexta-feira, quando o Exército teve clareza na informação recebida por GPS disparou um ataque aéreo contra o acampamento em que Briceño se localizava. Além do líder das Farc, outros 20 militantes morreram.

Carbonizado, o corpo de Briceño só foi reconhecido após exames em laboratório. Junto com os guerilheiros, as forças armadas encontraram 20 notebooks e 69 pen drives.

Leia mais notícias sobre localização

Siga as notícias de tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:GPSIndústria eletroeletrônicaLocalizaçãoMapas

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony