Tecnologia

Bloggers burlam sistema de busca do Google

SÃO PAULO - Donos de páginas pessoais na web encontraram um jeito de "bombardear" os resultados de buscas no Google com seus próprios sites, para que os mesmos apareçam entre as primeiras respostas da popular ferramenta. O BBCNews.com diz que esses usuários conseguiram uma coisa que, até agora, nem empresas conseguiam: trazer suas páginas pessoais […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h19.

SÃO PAULO - Donos de páginas pessoais na web encontraram um jeito de "bombardear" os resultados de buscas no Google com seus próprios sites, para que os mesmos apareçam entre as primeiras respostas da popular ferramenta.

O BBCNews.com diz que esses usuários conseguiram uma coisa que, até agora, nem empresas conseguiam: trazer suas páginas pessoais para o topo das respostas obtidas no sistema em uma busca por palavra-chave. O interessante é que o método de busca do Google, até agora, vem se mantendo praticamente imune aos truques das empresas com esta finalidade.

A tática, que está sendo chamada literalmente de "bombardeio", explora o próprio sistema de busca e classificação do Google, diz a BBC. Que, resumidamente, funciona assim: de tempos em tempos, o sistema varre a internet para se atualizar sobre as páginas que estão no ar. Mas, ao invés de confiar nos próprios sites ou no jogo de palavras-chave para classificar sua importância, o Google se baseia em uma série de fatores, incluindo a freqüência com qual a página costuma ser consultada. Em outras palavras, é mais fácil que o site mais acessado sobre determinado assunto apareça em primeiro lugar entre as respostas do Google sobre aquele assunto.

Nessas, diz a matéria, uma série de donos de blogs internet afora começaram a utilizar o recurso de lotar suas páginas com um mesmo assunto - ou melhor, eles chegam até mesmo a usar os mesmos textos - e trocar visitas, garantindo a audiência para seus sites. Quer um exemplo? Se você digitar a palavra Gallagher no Google, você não receberá indicações de sites sobre os polêmicos irmãos da banda inglesa Oasis - mas sim para quase duas dezenas de páginas com material do blogger David Gallagher, cujo ato mais importante foi ter sido ator mirim em séries da tevê americana.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

TikTok volta a funcionar nos EUA, após Trump anunciar que vai suspender o bloqueio

Quem é o fundador do TikTok, rede social banida dos EUA neste domingo?

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor