Tecnologia

Blackberry Z10 é intuitivo e cheio de recursos

Novo smartphone BlackBerry Z10 foi lançado hoje no Brasil pela empresa canadense


	O BlackBerry Z10 chega às lojas custando 2.449 reais
 (Divulgação)

O BlackBerry Z10 chega às lojas custando 2.449 reais (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2013 às 15h07.

São Paulo – A BlackBerry lançou hoje no Brasil seu primeiro smartphone com suporte para rede 4G nacional, o Z10. Em breve, as operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi vão oferecer serviços para o novo celular da empresa canadense, que chega às lojas custando a partir de 2.449 reais.

O preço vale para planos pré-pagos e pode diminuir nos pacotes pós-pagos. No mercado, os principais concorrentes do Z10 são o iPhone 5, da Apple, e o Galaxy S4, da Samsung.

Com processador de dois núcleos, 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna (expansíveis para até 64 GB por meio cartões microSD), o smartphone se conecta via Wi-Fi, Bluetooth 4 e NFC. Está disponível nas cores preta e branca.

Sua câmera frontal de 2 megapixels foi pensada para vídeo conferências, que agora podem ser feitas por meio do BlackBerry Messenger (BBM). Já a câmera traseira, de 10 megapixels, foi desenvolvida para captar fotos e vídeos em alta definição. O Z10 conta ainda com um teclado virtual inteligente, capaz de sugerir palavras em inglês, espanhol e português a partir das mensagens armazenadas no BlackBerry Hub.

Blackberry Hub

"O Hub é uma central de mensagens", explica Renato Gil, executivo da BlackBerry. Ele reúne num só lugar mensagens enviadas por celular e provenientes de redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Twitter. "O usuário pode estar assistindo a um vídeo e, com um toque, ele acessa as suas mensagens", afirma João Stricker, diretor-geral da BlackBerry no Brasil.


É um recurso importante num smartphone capaz de rodar até oito aplicações ao mesmo tempo. Essa possibilidade é uma das características do sistema operacional BlackBerry 10 (BB10). O BB10 também é capaz de exibir conteúdo em flash – algo impossível nos celulares da rival Apple. A plataforma é baseada no sistema QNX.

Outro destaque do Z10 é o BlackBerry Balance, que estabelece interfaces diferentes no smartphone para assuntos pessoais e de trabalho. O alvo desse recurso é o mercado corporativo, no qual a empresa é tradicionalmente forte. "A gente está muito confiante e já tem indícios que o Z10 vai ser um grande sucesso", afirma Stricker.

Segundo ele, 55% dos compradores do Z10 em outros países são provenientes de plataformas diferentes da BlackBerry. Até o fim do ano, a empresa canadense promete lançar no Brasil mais celulares com BB10 – todos eles com 4G. Entre eles, está o BlackBerry Q10, com físico e tela sensível ao toque de 3,1 polegadas, que já está em processo de homologação.

Lançado neste ano, o BB10 é uma das esperanças de recuperação da Blackberry. Em 2012, a empresa viu suas vendas caírem em mais de 30% em relação ao ano anterior. A empresa canadense perdeu espaço no mercado de smartphones, onde sua fatia encolheu de 9% para menos de 4%, segundo o Gartner Group.
 

Acompanhe tudo sobre:4GBlackBerryEmpresasIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTelefonia

Mais de Tecnologia

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja