Tecnologia

BlackBerry World já tem mais de 1 mil apps BB10 brasileiros

"Apps com selo BFB (Built for BlackBerry) conseguem receita até 140% maior com o espaço que reservamos para eles na BlackBerry World", diz Saunders


	Além dos 44 aplicativos brasileiros que a fabricante considera "chave" que foram anunciados no lançamento do BB no país, a BlackBerry estima em mais de mil o total de apps desenvolvidos por brasileiros para o novo OS
 (Stan Honda/AFP)

Além dos 44 aplicativos brasileiros que a fabricante considera "chave" que foram anunciados no lançamento do BB no país, a BlackBerry estima em mais de mil o total de apps desenvolvidos por brasileiros para o novo OS (Stan Honda/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2013 às 15h35.

Lançado em janeiro deste ano com 70 mil aplicativos, o novo sistema operacional (OS) da BlackBerry, o BlackBerry 10 (BB10), já passa dos 120 mil apps disponíveis na loja da fabricante canadense, dos quais cerca de 60% são nativos, 20% são apps oriundos do OS Android, e os outros 20%, criados em HTML5.

Além dos 44 aplicativos brasileiros que a fabricante considera "chave" que foram anunciados no lançamento do BB no país, a BlackBerry estima em mais de mil o total de apps desenvolvidos por brasileiros para o novo OS.

De acordo com vice-presidente sênior da empresa, Alec Saunders, que visita o Brasil e falou com exclusividade a este noticiário nesta quarta, 29, "17% da comunidade global de desenvolvedores está na América Latina e mais da metade deles está concentrada no Brasil".

Saunders avalia positivamente os resultados da estratégia da BlackBerry junto a desenvolvedores. "A comunidade de desenvolvedores se expandiu muito nos últimos 18 meses. Hoje, segundo pesquisas de consultorias, o BB10 está no primeiro time na escolha dos desenvolvedores junto com iOS e Android, e à frente do Windows Phone, nosso programa para desenvolvedores tem uma pontuação 8 (de 10) de avaliação e cerca de 88% dos desenvolvedores recomendam nosso OS", detalha.

Para Saunders, o resultado é fruto de uma combinação de ações da fabricante, como a garantia de US$ 10 mil de receita para apps criados antes do lançamento oficial do BB10 e um espaço de destaque na loja de aplicativos BlackBerry World para aqueles nativos, desenvolvidos especificamente para BB10.

"Apps com selo BFB (Built for BlackBerry) conseguem receita até 140% maior com o espaço que reservamos para eles na BlackBerry World", diz.

Acompanhe tudo sobre:AppsBlackBerrye-commerceEmpresas

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump