Tecnologia

BlackBerry lança smartphone com teclado e sistema 10

Companhia revelou novo modelo intermediário equipado com teclado físico, um recurso que distingue a empresa da maioria de seus rivais

Novo smartphone Blackberry Q5: modelo estará disponível em várias cores entre junho e setembro (Divulgação)

Novo smartphone Blackberry Q5: modelo estará disponível em várias cores entre junho e setembro (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2013 às 12h39.

Orlando - A <a href="https://exame.com/noticias-sobre/blackberry" target="_blank"><strong>BlackBerry</strong> </a>revelou nesta terça-feira um novo modelo intermediário de celular inteligente equipado com teclado físico, um recurso que distingue a empresa da maioria de seus rivais. A empresa afirmou ainda que os novos aparelhos colocaram a companhia de volta em "terra firme".</p>

A companhia canadense, que espera que os novos smartphones equipados com o sistema operacional BlackBerry 10 revertam a situação declinante da empresa, afirmou que o modelo Q5 estará disponível em várias cores entre junho e setembro.

A BlackBerry, antes conhecida como Research in Motion, era líder no mercado de celulares inteligentes há alguns anos até perder terreno para o iPhone da Apple e para a linha de aparelhos Galaxy da Samsung.

Falando durante conferência da companhia em Orlando, no Estado norte-americano da Flórida, o presidente-executivo da BlackBerry, Thorsten Heins, afirmou que os dois novos aparelhos BB10 que a empresa já começou a vender determinaram 2013 como o ano mais bem sucedido de lançamentos da marca.

Ele afirmou que a companhia vai lançar o Q10, um aparelho topo de linha com um teclado físico QWERTY nos Estados unidos no início de junho. O Q10 já está sendo vendido em vários países, incluindo o Canadá.

As ações da BlackBerry caíam mais de 1,5 por cento pouco após a abertura dos mercados em Nova York e Toronto.

"Estamos vendo pouco da BlackBerry para inspirar confiança em uma recuperação em uma indústria hipercompetitiva e que tem rivais formidáveis incluindo Samsung, Apple, Google, Microsoft, Huawei entre outros, com significativamente mais recursos", disse Amitabh Passi, analista do UBS, em relatório a clientes.

Acompanhe tudo sobre:BlackBerryEmpresasIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

Apple responde ao Cade e pede fim de inquérito administrativo

Google revela (sem querer) novo design do Android; veja fotos

Como um hacker invadiu app usado pelo governo dos EUA para comunicações em 20 minutos

Por que os jogos estão ficando mais caros? Brasileiros terão de pagar mais de R$ 400 por lançamentos