Tecnologia

BlackBerry desenvolve software para computadores em veículos

A BlackBerry considerou o produto, chamado QNX Hypervisor 2.0, como uma forma de tornar veículos mais seguros contra hackers

BlackBerry: a indústria automotiva é um dos segmentos de crescimento mais rápido para o mercado de tecnologia (Mark Blinch/Reuters)

BlackBerry: a indústria automotiva é um dos segmentos de crescimento mais rápido para o mercado de tecnologia (Mark Blinch/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 7 de junho de 2017 às 16h57.

Toronto - A BlackBerry disse nesta quarta-feira ter desenvolvido um novo software para rodar em complexos sistemas computacionais de veículos, dando à fabricante de smartphones uma presença inicial em um segmento no mercado de tecnologia.

A companhia não quis identificar quais montadoras planejam usar a tecnologia, mas o executivo sênior da empresa John Wall disse que "múltiplas" companhias haviam começado a incorporar o programa da BlackBerry a computadores de bordo de veículos atualmente em desenvolvimento.

A BlackBerry considerou o produto, chamado QNX Hypervisor 2.0, como uma forma de tornar veículos mais seguros contra hackers, dizendo que pode isolar múltiplos sistemas para rodar uma única peça de silício, permitindo o isolamento de funções críticas à segurança.

"Pense em uma casa e em um ladrão entrando em um cômodo. Mesmo que o ladrão consiga chegar à sala, a porta está trancada, ele não consegue sair daquela sala. E mesmo que ele consiga entrar no corredor, os outros cômodos estão trancados", disse Wall, chefe da divisão do QNX em teleconferência com repórteres.

O QNX tem uma forte posição no mercado para sistemas automotivos de entretenimento conectados à Internet, e está buscando impulsionar as vendas ao se expandir para outros elementos veiculares.

A indústria automotiva é um dos segmentos de crescimento mais rápido para o mercado de tecnologia, à medida que montadoras buscam acrescentar mais recursos autônomos aos automóveis -- até chegarem a carros que autônomos.

Acompanhe tudo sobre:CarrosComputadoresBlackBerryCarros autônomos

Mais de Tecnologia

Adobe compra plataforma de marketing digital Semrush por US$ 1,9 bilhão

Cão-robô da Boston Dynamics já atua em mais de 60 forças policiais no mundo

China busca autossuficiência em tecnologia com Huawei no centro

Europa enfrenta entraves para ampliar produção de chips com apoio da TSMC