Jobs e Gates: os fundadores da Apple e da Microsoft trocam farpas desde 1985 (./Reprodução)
Marina Demartini
Publicado em 14 de março de 2017 às 13h00.
Última atualização em 14 de março de 2017 às 13h00.
São Paulo – Durante uma sessão “Pergunte-me qualquer coisa” com Bill Gates do site Reddit, um participante perguntou ao fundador da Microsoft se ele copiou ou não Steve Jobs. A questão relembra um evento que marcou um dos maiores feudos da tecnologia.
Em 1985, a Microsoft lançou a primeira iteração (versão executável do produto) do Windows. Jobs, na época, acusou Gates de copiar o computador Macintosh, apresentado pela Apple em janeiro de 1984.
Desde então, os fundadores de duas das maiores empresas do setor não pararam de trocar farpas. Mas foi essa acusação de mais de 30 anos atrás que incitou a resposta de Gates. Segundo o fundador da Microsoft, a principal “cópia” que aconteceu relacionada a ele e Jobs é que ambos se beneficiaram do trabalho da Xerox Parc em criar uma interface gráfica.
“Steve contratou Bob Belville, eu contratei Charles Simonyi. Não violamos nenhuma propriedade intelectual da Xerox, mas o trabalho deles mostrou o caminho para o Mac e para o Windows”, explicou Gates.
Essa não é a primeira vez que o fundador da Microsoft dá esse tipo de resposta. De acordo com Walter Isaacson, escritor da biografia de Steve Jobs, quando o fundador da Apple acusou Gates de roubar sua ideia, os dois se encontraram e Jobs gritou com o empresário: “Eu confiei em você, e agora você está roubando de nós!”
Gates respondeu: “Bem, Steve, eu acho que há mais de uma maneira de ver isso. Eu acho que é como se nós dois tivemos esse vizinho rico chamado Xerox e eu invadi a sua casa (da Xerox) para roubar o aparelho de televisão e descobri que você já tinha roubado.”