Tecnologia

Big data nas redes sociais pode ajudar a evitar suicídios

Um ambicioso projeto de big data quer reduzir a ocorrência de suicídios analisando o que as pessoas publicam nas redes sociais


	Potenciais suicidas tendem a deixar pistas de seu estado nas redes sociais, acreditam os criadores do projeto Durkheim
 (Reprodução)

Potenciais suicidas tendem a deixar pistas de seu estado nas redes sociais, acreditam os criadores do projeto Durkheim (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 13 de julho de 2013 às 16h26.

São Paulo -- Um projeto de big data quer reduzir a ocorrência de suicídios analisando o que as pessoas dizem nas redes sociais. A ideia é processar o que voluntários dizem no Facebook, no Twitter e no LinkedIn, além de informações contidas em seus smartphones e tablets. O objetivo é detectar palavras e frases que caracterizem o autor como um potencial suicida.

Por enquanto, esses dados serão usados apenas para pesquisa. Mas a ideia é que, em algum momento futuro, uma equipe de profissionais possa entrar em contato com a pessoa em dificuldade para tentar ajudá-la.

O projeto, chamado de Durkheim, é um iniciativa de uma associação de veteranos de guerra americanos em conjunto com a empresa de análise de dados Patterns and Predictions. O nome vem de Emile Durkheim, sociólogo francês que, no final do século XIX, publicou um influente estudo sobre o suicídio.

O projeto tem financiamento de várias organizações, incluindo a Darpa, a agência do governo americano para pesquisas na área de defesa. O interesse da Darpa vem do fato de que o índice de suicídios é altíssimo nos veteranos de guerra. 

Dados do governo americano (divulgados pela NBCNews) indicam que a cada 65 minutos um deles põe fim à própria vida. É entre esses veteranos que estão sendo recrutados os voluntários para a captação de dados. Os criadores do projeto foram cuidadosos com a privacidade. Só quem se inscrever como voluntário terá seus dados captados e analisados.

Este vídeo de pouco mais de um minuto (com textos em inglês) apresenta o projeto Durkheim:

//www.youtube.com/embed/DmzNkL56jSw?rel=0

Acompanhe tudo sobre:Big dataEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetLinkedInRedes sociais

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não