Tecnologia

Biblioteca do Congresso dos EUA arquivará todo conteúdo do Twitter

Material ficará armazenado digitalmente em servidores, mas instituição ainda não deu uma estimativa da data em que o conteúdo estará disponível

Biblioteca do Congresso dos EUA: 167 terabytes de informações arquivadas

Biblioteca do Congresso dos EUA: 167 terabytes de informações arquivadas

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2010 às 12h01.

São Paulo - Se você já postou ao menos uma mensagem no Twitter, parabéns: em breve, você poderá dizer que seu nome consta do arquivo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington. Você e mais dezenas de milhões de pessoas, já que todos os tweets já publicados na ferramenta, desde março de 2006, passarão a ser arquivados pela instituição.

O anúncio foi feito hoje no blog da Biblioteca do Congresso, que informou que o material ficará armazenado digitalmente em servidores. A instituição não deu uma estimativa da data em que o conteúdo estará disponível. Ainda hoje, representantes do Twitter devem falar sobre o acordo na conferência de desenvolvedores da companhia que é realizada em São Francisco.

Mais de 50 milhões de tweets são publicados por dia e recentemente a ferramenta ultrapassou a marca dos 10 bilhões de mensagens publicadas. Entre os exemplos de tweets importantes destacados pela Biblioteca do Congresso estão o primeiro de todos, postado em 2006 pelo co-fundador do Twitter Jack Dorsey e uma mensagem do presidente Barack Obama logo após a vitória nas eleições de 2008.

Na mesma linha da iniciativa da Biblioteca do Congresso, o Google anunciou hoje, um pouco mais cedo, um novo recurso em sua ferramenta de buscas: o "replay", que permitirá que os internautas procurem por termos no Twitter dentro de qualquer período da história da ferramenta.

A Biblioteca do Congresso guarda materiais digitais desde 2000, quando a internet passou a receber material para campanhas eleitorais. Segundo a instituição, mais de 167 terabytes de informação proveniente da web estão arquivados.

A entidade ainda é responsável pelo National Digital Information Infrastructure and Preservation Program (Programa Nacional de Infraestrutura e Preservação de Informação Digital), que tem o objetivo de coletar, preservar e tornar disponível conteúdo digital relevante, especialmente aquele que só existe em forma virtual, para a atual e as futuras gerações.
 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEstados Unidos (EUA)InternetPaíses ricosRedes sociaisServidores públicosTwitter

Mais de Tecnologia

Meta lança aplicativo de edição de vídeo em meio a banimento do CapCut

Líderes de tecnologia acompanharam Trump em culto antes da posse presidencial

Meta pode sair ganhando com proibição do TikTok nos EUA

Cabos submarinos danificados na Europa foram resultado de acidentes, e não de sabotagem russa